metropoles.com

Técnicos da UnB suspendem greve após Gilmar manter benefício salarial

A previsão é de que os servidores e técnicos da UnB retornem às atividades na quarta-feira (14/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thalita Vasconcelos/Metrópoles
Greve UnB
1 de 1 Greve UnB - Foto: Thalita Vasconcelos/Metrópoles

Em assembleia realizada nesta terça-feira (13/6), os servidores técnicos-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) suspenderam a greve iniciada em 2 de junho. A previsão é que a categoria retome as atividades na quarta-feira (14/6).

Na última segunda-feira (12/6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a decisão de cassar a liminar que garante o pagamento de benefício de 26,05% da categoria.

Atualmente, a instituição conta com 4.519 servidores técnicos, sendo 3.053 servidores na ativa e 1.466 aposentados.

“Conseguimos que o ministro Gilmar Mendes revisasse uma decisão anterior, o que representa um grande vitória. Foi uma decisão onde o ministro reconheceu o profundo impacto na sobrevivência dos servidores com a retirada da URP dos contra cheques dos servidores. Foi uma decisão humana”, avalia Maurício Rocha, um dos coordenadores de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

O representante destacou ainda que o Sintfub vai dialogar com todos os atores envolvidos afim de manter a URP antes da decisão final da Suprema Corte.

A determinação do ministro do STF impedia a continuidade da ação referente ao pagamento do benefício conhecido como Unidade de Referência Padrão (URP) 89, que funciona como um parâmetro para atualizações e reajustes de salários dos servidores da universidade.

Contrário à cassação, o Sintfub protocolou, no dia 5 de maio, um recurso junto ao STF para que, até o julgamento final do caso, os efeitos da retirada da URP fossem suspensos.

Dois dias depois, representantes do Sintfub tiveram uma reunião com Gilmar Mendes para defender a suspensão de medida que cortava os pagamentos de salários. O recurso dos servidores foi acatado pelo ministro nesta segunda-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?