metropoles.com

Técnico em informática confecciona faixa e pede emprego nas ruas do DF

Dário da Silva, 30 anos, está no último semestre de análise de sistemas e diz precisar muito de uma oportunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
dariocapa
1 de 1 dariocapa - Foto: null

O universitário Dário da Silva, de 30 anos, está há seis meses desempregado. Após enviar currículos para diversas empresas, sem resultado, resolveu tentar um método mais criativo: confeccionou uma faixa com suas qualificações e a levou para a rua.

Graduando em análise e desenvolvimento de sistemas, Dário possui curso técnico em informática e tem experiência como programador web e supervisor de tecnologia da informação (TI). Seu último trabalho foi em uma empresa de engenharia.

Esta quinta-feira (10/1) é o terceiro dia em que o estudante ostenta a faixa ao lado do Brasília Shopping. Morador de Águas Lindas (Goiás), ele faz o trajeto de ônibus até o local, que dura cerca de uma hora. Nesses dias, ele só retornou para casa depois das 17h.

A partir do mês que vem, já não recebo o seguro-desemprego. Minha esposa também está sem trabalhar e as contas estão muito apertadas. Então, realmente preciso de emprego

Dário da Silva, universitário

O rapaz relata que a ideia começou a surtir efeito. Nas redes sociais, ele recebeu o suporte de muitas pessoas com a divulgação. “Enquanto não der certo, vou ficar aqui com a faixa”, garante.

Desemprego
De acordo com o último boletim divulgado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a taxa de desemprego total no DF passou de 18,4%, em outubro de 2018, para 18,5%, em novembro do mesmo ano. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o contingente de desempregados na capital da República foi estimado em 310 mil pessoas.

Na análise por regiões administrativas, de acordo com a pesquisa, a menor taxa de desemprego é encontrada no grupo de quem tem renda média/alta. Em outubro, essa categoria acumulava 17% de desemprego. Agora, a taxa é de 16,3%.

O grupo engloba Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires.

Já a maior taxa de desemprego está no grupo de regiões que possuem menor renda: Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Estrutural e Varjão.

O estudo ainda aponta o perfil dos afetados pelo desemprego no Distrito Federal. Entre os desempregados, a maior parte é de mulheres, 55%. Quando considerada a idade, os jovens de 16 a 24 anos representam 43%. No atributo pessoal de cor, 74,3% são negros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?