Técnico do TCDF após visita a UBS em casa improvisada: “Estrutura precária”
Previsão é de que técnicos do Tribunal de Contas do DF inspecionem mais 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
Auditores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) visitaram, nesta terça-feira (6/6), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 19 de São Sebastião, na Vila do Boa. A ação faz parte de uma força-tarefa de fiscalização da Corte, que começou na sexta-feira (2/6) e seguirá até 21 de junho.
A previsão é de que o técnicos do TCDF inspecionem 26 UBSs da capital federal: cinco em áreas rurais e 21 em zonas urbanas.
Sem identificação, a casa que funciona de maneira improvisada como UBS na Vila do Boa tem paredes mofadas, pontos de infiltração, além de várias rachaduras pelas paredes e espaço insuficiente para armazenamento de remédios ou insumos.
Veja imagens:
A conexão de internet também é precária e, segundo os servidores da unidade, apresentam falhas recorrentes. No local, há apenas dois banheiros — com um aberto ao público. Um deles também é usado para estocar fraldas e parte dos insumos.
Além disso, o TCDF identificou que o tempo de espera para consultas é de, aproximadamente, dois meses para pacientes com demandas não urgentes.
Equipe
Na UBS 19 de São Sebastião, trabalham um enfermeiro, um médico, duas técnicas de enfermagem, uma profissional da limpeza, dois vigilantes e quatro agentes comunitários de saúde. A unidade de saúde não tem contrato de locação e manutenção desde 2017.
Para o presidente do TCDF, Márcio Michel, a falta de estrutura da unidade de saúde foi o ponto mais crítico. “A finalidade [das auditorias] é vermos os pontos que dependem do governo para ter melhora da situação. Ela tem o condão para subsidiar, também, o governador, no caso de melhorar a vida do cidadão”, declarou o conselheiro.
O secretário de fiscalização de áreas sociais do TCDF, Daniel Oliveira, um dos técnicos que visitou a UBS, destacou, ainda, as condições inadequadas do espaço. “A equipe do Programa Saúde da Família está completa, mas a parte estrutural [da UBS] é bastante precária. É uma casa, não tem identificação, tem dois banheiros, dos quais só um é aberto ao público, e com problemas” elencou.
Procurada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, em nota, que os serviços oferecidos na UBS 19 de São Sebastião funcionam normalmente.
A pasta esclarece ainda que a unidade de saúde está instalada em imóvel alugado por verba indenizatória com contrato vencido por não participação da proprietária do último chamamento público.
Em relação às consultas da UBS, a Saúde informou que o atendimento é feito com o modelo de acolhimento e agendamento segundo a necessidade da demanda programada.