metropoles.com

Teatro Nacional: cinco empresas participam de licitação para reforma

Novacap realizou a abertura de envelopes na manhã desta segunda-feira (11/7). Custo de reforma do espaço está previsto em R$ 54 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Bandeira/Especial Metrópoles
Entrada do Teatro Cláudio Santoro, mais conhecido como Teatro Nacional, localizado próximo à rodoviária de Brasília - Metrópoles
1 de 1 Entrada do Teatro Cláudio Santoro, mais conhecido como Teatro Nacional, localizado próximo à rodoviária de Brasília - Metrópoles - Foto: Julia Bandeira/Especial Metrópoles

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) abriu, às 9h, desta segunda-feira (11/7), os envelopes com a documentação e proposta técnica para licitação Concorrência nº 002/2022 a fim de contratar empresa ou consórcio que irá executar reforma da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O espaço está fechado há oito anos. Em janeiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a obra pelas redes sociais, que foram retomadas em maio.

A obra inicial é estimada em valor acima de R$ 54 milhões e compreende a primeira etapa de restauro da casa de espetáculos. Depois, seguirá o plano de trabalho para recuperação total do teatro, que inclui as salas Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. O espaço está sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e segue como prioridade para o segundo semestre.

5 imagens
Sala Martins Pena
O teatro passa por problemas na estrutura
Interior do teatro
Teatro está de portas fechadas ao público há oito anos
1 de 5

A licitação para a reforma do teatro foi reaberta

Julia Bandeira/Especial Metrópoles
2 de 5

Sala Martins Pena

Divulgação/Secec
3 de 5

O teatro passa por problemas na estrutura

Julia Bandeira/Especial Metrópoles
4 de 5

Interior do teatro

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
5 de 5

Teatro está de portas fechadas ao público há oito anos

A Comissão Permanente da Licitação registrou a presença de quatro interessados: Engemil Engenharia Emprendimentos de Manutenção e Instalações Ltda., Concrepoxi Engenharia Ltda., Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda., Consórcio Squadro/Total QP. e Consórcio Teatro de Brasília (Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia e MPE Engenharia e Serviços S/A).

Na próxima etapa, o certame prossegue para a divulgação do resultado da primeira fase (documentação) no site da Novacap. O prazo para conhecer o vencedor da licitação é de 30 dias corridos.

“O restauro da Sala Martins Pena contemplará a acessibilidade, troca de revestimentos, poltronas, palco, alguns camarins, modernização da parte cenotécnica e luminotécnica. Além dos serviços específicos da sala, serão feitas intervenções na parte elétrica, sistema geral de ar condicionado, incêndio e recuperação do espaço Dercy Gonçalves”, completa Fernando Leite, presidente da Novacap.

Sala Martins Pena

Alvo da primeira etapa de reformas do Teatro Nacional e inaugurada oficialmente em 1966, a Sala Martins Pena tem 407 lugares, além de palco de 235m², com 12m de abertura e 15m de profundidade. Também conta com um elevador e 15 camarins.

No foyer, espaço onde os espectadores aguardam o início da apresentação, há um painel de azulejos de Athos Bulcão. É também bastante usado para exposições. A sala tem, ainda, um busto de Ludwig Van Beethoven, doado pela Embaixada da Alemanha. Destina-se a saraus, performances, lançamentos de livros, coquetéis e exposições.

Um dos destaques da sala é a obra “Painel Acústico”, de Athos Bulcão, localizada na parede direita (visão do palco).

A obra é formada por 23 conjuntos de quatro peças de madeira envernizada, fixadas no topo da parede, dispostos em alturas variáveis. A composição é de 1978. Além disso, o estudo de cores dos estofados, carpete e cortinas é assinado pelo artista.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?