Teatro Nacional: GDF promete reabrir Sala Martins Pena até dezembro
Obras da sala estão 70% concluídas, em fase de acabamento. Secretaria de Cultura promoveu visita ao local, que está há dez anos fechado
atualizado
Compartilhar notícia
Durante visita técnica ao Teatro Nacional Claudio Santoro nesta terça-feira (10/9), o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, reforçou que pretende entregar a Sala Martins Pena à população até o fim de 2024. O teatro está fechado há mais de dez anos por problemas estruturais.
“Nossa meta é reabrir a Martins Pena ainda este ano”, declarou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). Junto com a sala, a pasta espera entregar “um cronograma de como será a reforma da Sala Villa-Lobos e das demais dependências do Teatro Nacional”.
As obras da Sala Martins Pena estão cerca de 70% concluídas, faltando apenas o acabamento. O gasto final com esse primeiro espaço deve ser de R$ 70 milhões. Quanto a Sala Villa-Lobos, o secretário informou que a Secec entregou os projetos ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, após o aval do órgão, abrirá licitação para buscar empresa para a reforma.
Para a conclusão do restauro de todo o Teatro, o Governo do Distrito Federal (GDF) deve gastar, aproximadamente, R$ 250 milhões. Além das salas Martins Pena e Villa-Lobos, serão restaurados o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.
“É uma obra cara, é verdade, mas isso foi feito e aderido pelos órgãos de controle — o Ministério Público do DF acompanhou essa obra pari passu, várias vezes vindo fazer fiscalização”, afirmou o secretário Cláudio Abrantes. “Os recursos aplicados no Teatro Nacional são 100% do Tesouro do Distrito Federal.”
Presidente cobrou reabertura
Em abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a entrega do Teatro Nacional.
“Esse país está tão abandonado que a capital do Brasil tem um Teatro Nacional há 10 anos fechado”, disse o presidente, durante inauguração do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília (IFB).
“É preciso a gente colocar aquele teatro para funcionar, porque ele é o patrimônio da humanidade, tombado pela Unesco, e nós precisamos cuidar. No Brasil, a gente tem a mania de tombar as coisas. ‘Isso não pode mexer’. Mas a gente não coloca dinheiro para manter, e as coisas vão se deteriorando”, apontou. À época, Lula declarou que cobra a reabertura tanto do GDF quanto da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Dez anos fechado
Em janeiro de 2014, o Teatro Nacional foi fechado por recomendação do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes. No mesmo ano, a Secretaria de Cultura realizou licitação e posterior contratação do projeto executivo de reforma.
Nos anos seguintes, os diferentes governos da capital fizeram uma série de adiamentos na realização da obra. A atual gestão avaliou que a melhor alternativa seria a adequação do projeto executivo de forma a permitir a reforma em etapas, para que os recursos fossem empregados aos poucos.
Colaborou Gabriel Marques, da Rádio Metrópoles