metropoles.com

Teatro Nacional: GDF promete reabrir Sala Martins Pena até dezembro

Obras da sala estão 70% concluídas, em fase de acabamento. Secretaria de Cultura promoveu visita ao local, que está há dez anos fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Teatro Nacional
1 de 1 Teatro Nacional - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Durante visita técnica ao Teatro Nacional Claudio Santoro nesta terça-feira (10/9), o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, reforçou que pretende entregar a Sala Martins Pena à população até o fim de 2024. O teatro está fechado há mais de dez anos por problemas estruturais.

“Nossa meta é reabrir a Martins Pena ainda este ano”, declarou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). Junto com a sala, a pasta espera entregar “um cronograma de como será a reforma da Sala Villa-Lobos e das demais dependências do Teatro Nacional”.

As obras da Sala Martins Pena estão cerca de 70% concluídas, faltando apenas o acabamento. O gasto final com esse primeiro espaço deve ser de R$ 70 milhões. Quanto a Sala Villa-Lobos, o secretário informou que a Secec entregou os projetos ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, após o aval do órgão, abrirá licitação para buscar empresa para a reforma.

Para a conclusão do restauro de todo o Teatro, o Governo do Distrito Federal (GDF) deve gastar, aproximadamente, R$ 250 milhões. Além das salas Martins Pena e Villa-Lobos, serão restaurados o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.

“É uma obra cara, é verdade, mas isso foi feito e aderido pelos órgãos de controle — o Ministério Público do DF acompanhou essa obra pari passu, várias vezes vindo fazer fiscalização”, afirmou o secretário Cláudio Abrantes. “Os recursos aplicados no Teatro Nacional são 100% do Tesouro do Distrito Federal.”

Presidente cobrou reabertura

Em abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a entrega do Teatro Nacional.

“Esse país está tão abandonado que a capital do Brasil tem um Teatro Nacional há 10 anos fechado”, disse o presidente, durante inauguração do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília (IFB).

“É preciso a gente colocar aquele teatro para funcionar, porque ele é o patrimônio da humanidade, tombado pela Unesco, e nós precisamos cuidar. No Brasil, a gente tem a mania de tombar as coisas. ‘Isso não pode mexer’. Mas a gente não coloca dinheiro para manter, e as coisas vão se deteriorando”, apontou. À época, Lula declarou que cobra a reabertura tanto do GDF quanto da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Dez anos fechado

Em janeiro de 2014, o Teatro Nacional foi fechado por recomendação do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes. No mesmo ano, a Secretaria de Cultura realizou licitação e posterior contratação do projeto executivo de reforma.

Nos anos seguintes, os diferentes governos da capital fizeram uma série de adiamentos na realização da obra. A atual gestão avaliou que a melhor alternativa seria a adequação do projeto executivo de forma a permitir a reforma em etapas, para que os recursos fossem empregados aos poucos.

Colaborou Gabriel Marques, da Rádio Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?