metropoles.com

TCU conclui que Correios atingiram 97% das entregas no prazo

Auditoria conduzida pela ministra Ana Arraes foi motivada pela grande quantidade de reclamações registradas contra a empresa em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Correios – Hangar dos Correios no aeroporto de Brasília
1 de 1 Correios – Hangar dos Correios no aeroporto de Brasília - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que os Correios alcançaram uma pontualidade nas estregas de até 97% do total das encomendas postadas. Provocada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, a inspeção foi baseada na “elevada quantidade de reclamações” registradas contra a empresa pública no ano de 2018.

A análise avaliou as variações nos resultados dos indicadores de qualidade nos últimos anos. Segundo o órgão de controle, “de modo geral, conclui-se que todos apresentaram sensível melhora a partir do segundo semestre de 2018, com índices consideravelmente positivos”, registrou.

O estudo também avaliou a quantidade de reclamações registradas nos Procons de todo o país. Em 2018, por exemplo, houve recorde de reclamações, com mais de dez mil registros. Já em 2019 esse número caiu pela metade: foram 4.868 reclamações contra os Correios.

“Um indicador que pode ser considerado fundamental para a percepção de melhoria dos serviços dos Correios é o Índice de Entrega no Prazo (IEP). Em 2015, era de cerca de 87%. O IEP alcançou em 2019 o seu valor mais expressivo: mais de 97%”, reafirma o órgão.

Investimentos

De acordo com o TCU, houve investimentos de R$ 600 milhões nos últimos anos, o que ajudou na melhora do desempenho. “Aquisição de máquinas de triagem, aumentando a automação do processo; renovação de mais de 30% da frota para a entrega dos objetos; implantação de sistemas de gerenciamento do transporte da carga e da sua distribuição; e modernização da entrega, com a utilização de smartphones, tornando o processo mais ágil, eficiente e confiável”, exemplificou a ministra Ana Arraes, relatora da matéria.

Segundo ela, foi possível identificar uma considerável diminuição das despesas com indenizações por extravio em 2019. No primeiro semestre, as indenizações alcançaram somente 0,1% dos R$ 4,3 bilhões arrecadados em encomendas.

“No entanto, esse indicador mostra desempenho ruim quando se trata do extravio de objetos internacionais, o que requer investigação das causas e adoção de medidas para saneá-las”, alertou.

“Fortalecimento”

Ao Metrópoles, o presidente da estatal, general Floriano Peixoto, afirmou que “todo tipo de fiscalização é bem-vindo”. “Ao mesmo tempo que mostra onde devemos nos aprimorar, uma auditoria como esta também serve para atestar as melhorias alcançadas. O relatório evidencia nosso esforço em prol da eficiência nas operações, do melhor atendimento ao cliente e do fortalecimento das finanças dos Correios. Independentemente dos estudos liderados pelo PPI, seguimos concentrados em dar à empresa uma melhor governança, indispensável ao seu futuro e à sua sustentabilidade”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?