metropoles.com

TCDF vai verificar falhas no atendimento de surdos em órgãos públicos

Auditoria do Tribunal de Contas do DF vai checar se a Lei nº 4.715/11 está sendo cumprida na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wikimedia Commons
1 de 1 - Foto: Wikimedia Commons

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) decidiu fazer auditoria nos órgãos da administração direta e indireta e nas empresas públicas para verificar se a Lei nº 4.715/11, que trata do atendimento de pessoas com deficiência auditiva, está sendo cumprida. A decisão atende à representação do Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF).

Estima-se que, na capital do país, 15% da população tem alguma limitação de audição. Apesar de pelo menos seis leis distritais tratarem de diversos aspectos da inclusão e das facilidades para comunicação dos surdos, as garantias legislativas pouco representam no dia a dia desses cidadãos. “No Distrito Federal, na prática, essas pessoas têm dificuldades para se relacionar satisfatoriamente nas escolas, em hospitais e em diversos órgãos públicos e privados”, afirma a procuradora do MPC/DF Cláudia Fernanda.

O MPC/DF verificou, junto à Coordenação de Pessoas com Deficiência, órgão da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), que há apenas uma Central de Interpretação de Libras com quatro intérpretes, admitidos em cargos comissionados, um motorista e dois estagiários. A unidade funciona em horário comercial, deixando desassistidos os surdos no DF no restante do dia.

Ainda em atendimento às ações do MP de Contas do DF, o relator, Conselheiro Paiva Martins, em seu voto, determinou que a Controladoria-Geral do Distrito Federal faça avaliação anual, a partir do exercício financeiro de 2018, do cumprimento da Lei nº 4.715/11, quando examinar as prestações e tomadas de contas dos órgãos do GDF.

O MPC/DF havia pedido também a criação de carreira pública com profissionais capacitados para atuar como intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e atender grande parte da necessidade de comunicação diária de cidadãos surdos. Entretanto, o pedido não foi atendido pelo Tribunal, com alegação de não ter competência para exigir demanda dessa natureza ao GDF.

Porém, para o relator do processo, mais adequado financeiramente que a criação da carreira pública de intérprete de Libras seria a disponibilização de cursos para capacitar servidores públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?