metropoles.com

TCDF rejeita representação contra calamidade pública devido à Covid-19

Por maioria, os conselheiros da Corte não conheceram representação do MPC por ela não atender requisito mínimo: apontar ilegalidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Passageiros de máscara
1 de 1 Passageiros de máscara - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) não conheceu representação do Ministério Público de Contas (MPC) que questionava a legalidade do decreto de calamidade pública na capital. Por 3 votos a 2, os conselheiros decidiram que o documento não cumpria os requisitos exigidos pela Corte para ser analisado.

A representação do MPC questionava o decreto de calamidade pública, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), com a diferença de poucos dias da flexibilização do isolamento social e liberação das atividades comerciais em Brasília.

Após ampla discussão em plenário, nesta quarta-feira (15/7) os conselheiros Manoel de Andrade, Márcio Michel e Paiva Martins votaram com o relator Inácio Magalhães pela não admissibilidade da representação. Já Renato Rainha e Paulo Tadeu queriam a análise da questão na Corte, mas foram voto vencido.

Para a Corte de Contas, o MPC alega que o decreto é irregular, mas não apontou em qual ponto. Esse seria o requisito mínimo, segundo os conselheiros, para o TCDF apreciar a questão. As discussões no plenário se embasaram no fato de a calamidade ser um instrumento para se obter recursos em meio à pandemia de Covid-19. A liberação das atividades não estaria relacionada com isso.

Ao mesmo tempo, o TCDF recomendou à Casa Civil que disponibilize, no Portal Covid-19, o parecer jurídico que embasou o decreto de calamidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?