metropoles.com

TCDF reconhece aposentadoria integral e com paridade a policiais civis

A decisão ratifica parecer da AGU e vale para policiais civis que entraram na instituição até 12 de novembro de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial para o Metrópoles
PCDF faz megaoperação contra quadrilha que fraudou R$ 3 milhõe
1 de 1 PCDF faz megaoperação contra quadrilha que fraudou R$ 3 milhõe - Foto: Arthur Menescal/Especial para o Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) reconheceu, nesta quarta-feira (16/6), a aplicação da aposentadoria integral e com paridade para policiais civis que ingressaram em suas carreiras até 12 de novembro de 2019 (antes da publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, que alterou as regras da Previdência). Assim, fica garantido aos profissionais que o valor inicial da aposentadoria deve ser igual ao do último vencimento recebido antes da inatividade e deverá ser reajustado de forma equivalente aos policiais da ativa.

A Corte de Contas opinou após consulta formulada pela Polícia Civil do DF pela aplicação de parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) à categoria. No documento, ratificado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o órgão reconhece o direito.

A AGU confirmou e ressaltou em parecer que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu aos servidores que exercessem atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas uma aposentadoria especial. A Emenda Constitucional nº 20/98 permitiu excepcionalmente a adoção de requisitos e critérios diferenciados de aposentadoria para os que exercem atividades de risco à saúde e à integridade física.

Como a reforma da Previdência modificou a aposentadoria especial, as novas regras previdenciárias restringiram a aposentadoria diferenciada para os policiais em somente idade e tempo, retirando a regra da integralidade e paridade. No entanto, o parecer da AGU e o TCDF garantem para os policiais que ingressaram até a entrada em vigor Nova Previdência, em 13 de novembro de 2019, uma regra diferenciada, garantindo a paridade e integralidade.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), Marcelo Portella, a análise do TCDF traz segurança jurídica à categoria. “Na data de hoje, o TCDF decidiu, por unanimidade, conceder validade ao parecer da AGU, assinado em julho de 2020. Na ocasião o presidente Jair Bolsonaro garantiu a paridade e integralidade a todos os policiais civis. Essa decisão ratifica o já tinha no parecer e não estava em plena vigência”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?