metropoles.com

TCDF questiona Zona Verde por projeto não ter manifestação do Iphan

TCDF constatou diversas falhas no projeto dos estacionamentos pagos em Brasília, a exemplo da incerteza das regras nos feriados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Estacionamento - Metrópoles
1 de 1 Estacionamento - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pediu explicações à Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) sobre supostas fragilidades e falhas no projeto que cria estacionamentos pagos na região central de Brasília, popularmente conhecido como Zona Verde.

Na manifestação, a Corte de Contas questiona a necessidade de anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre intervenção na área tombada.

O TCDF também identificou a ausência de manifestações do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). No caso do primeiro órgão, a Corte solicitou a manifestação plena sobre os impactos e medidas na eventual implantação da Zona Verde.

Não é a primeira vez que o projeto enfrenta questionamentos. Em dezembro de 2023, após representação do deputado distrital Gabriel Magno (PT), o TCDF já havia suspendido os estudos sobre a Zona Verde.

A Zona Verde prevê a concessão dos serviços de estacionamentos rotativos pagos em áreas públicas do Plano Piloto, inclusive quadras residenciais, imediações de estações do Companhia do Metropolitano do DF Metrô-DF e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Incerteza nos feriados

O TCDF questionou, ainda, a falta de previsão, no edital e na minuta de contrato, da redução ou ampliação dos horários de estacionamento em épocas especiais ou datas comemorativas. Também identificou a ausência de previsão legal para inversão das fases de habilitação e julgamento. A medida garante competitividade e agilidade no certame.

Segundo o TCDF, caso não sejam sanadas, as falhas no edital  poderão ser questionadas pelo Legislativo ou mesmo pela comunidade. Ou seja, colocam em risco a segurança jurídica do projeto e ainda poderão levar a atrasos e batalhas judiciais.

Outro lado

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) afirmou que vai prestar todas os explicações ao TCDF dentro do prazo estabelecido para dar continuidade ao processo de concessão dos estacionamentos rotativos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?