metropoles.com

TCDF pede explicações à Educação sobre professores temporários

Tribunal aceitou representação de deputados distritais que pedem revogação de portaria que encerrou contratos de professores temporários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
TCDF
1 de 1 TCDF - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu a representação de dois deputados distritais contra a dispensa de professores temporários por parte da Secretaria de Educação do DF (SEEDF). Agora, o TCDF cobra explicações da Educação.

A representação, de autoria dos deputados Gabriel Magno (PT) e Reginaldo Veras (PV), questiona a Portaria n.º 805, de 24 de julho, que reúne normas para contratações temporárias de professores substitutos. Os parlamentares ressaltam que, após a publicação das regras, alguns servidores que já atuavam tiveram contratos rescindidos.

A portaria reúne artigos que indicavam, por exemplo, que o servidor substituto deveria continuar prestando serviço no primeiro dia do segundo semestre, embora essa época seja de recesso escolar.

Para Magno e Veras, a medida teve como objetivo prejudicar os servidores temporários. Por isso, os deputados pedem que o TCDF anule a referida portaria.

A decisão, publicada no último dia 21, dava cinco dias úteis para a SEEDF prestar esclarecimentos ao Tribunal.

Sete temporários a cada dez professores

Em novembro do ano passado, o Metrópoles detalhou o excesso de contrações de educadores não efetivos: a cada 10 professores, sete eram temporários nas escolas públicas do DF.

As salas de aula contavam, até o fim do ano passado, com 23 mil educadores. Segundo pesquisa pela Lei de Acesso à Informação (LAI), em outubro de 2023, desse total, 16.500 estavam contratados temporariamente, totalizando 71,7% dos docentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?