TCDF libera licitação de R$ 42 milhões para lavagem de roupa na Saúde
Corte de Contas tinha suspendido a licitação após flagrar supostas falhas no edital original e liberou a concorrência após as correções
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou a licitação para os serviços de lavanderia hospitalar em 14 unidades da rede pública de saúde do DF. O valor estimado do arremate é de R$ 42,5 milhões por ano.
O órgão de controle tinha suspendido a licitação após flagrar indícios de irregularidades. A Corte detectou um número excessivo de lotes, abrindo brechas para gastos desnecessários. A Secretaria de Saúde reduziu o quantitativo de 14 para 7.
O novo edital deve suprimir do dispositivo que permitiria a retenção de pagamentos em caso de irregularidade fiscal, o que é vedado aos órgãos públicos.
O edital estima a lavagem de 10,4 mil toneladas de roupa por ano. As vencedoras vão pesar, recolher e transportar a roupa suja até as suas dependências, onde irão processar, centrifugar, secar e dobrar as peças.
Além de devolver os itens higienizados e embalados aos hospitais, as empresas contratadas ainda serão responsáveis por reparar e reaproveitar peças danificadas.
Hospitais contemplados
Serão contemplados 10 hospitais regionais, localizados na Asa Norte, Gama, Sobradinho, Planaltina, Guará, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga e Samambaia.
Também serão atendidos o Hospital Materno Infantil de Brasília, o Hospital de Apoio de Brasília, o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital do Sol, antigo Hospital de Campanha da Ceilândia