metropoles.com

TCDF investiga internação de adultos em leitos de UTI para crianças

Segundo o órgão de fiscalização, situação pode ter ocorrido irregularmente em pelo menos três grandes hospitais públicos do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) investiga a suposta internação irregular de pacientes adultos não infectados pela Covid-19 em leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricos, projetados para crianças.

Segundo apuração do Ministério Público de Contas do DF (MPCDF), existem indícios do uso irregular no Hospital de Base, no Hospital Regional de Taguatinga e no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.

Para o MPCDF, essas internações podem representar uma infração sanitária. Além disso, podem causar prejuízos para a rede pública e ao atendimento dos pacientes.

Neste contexto, o TCDF cobra esclarecimentos da Secretaria de Saúde do DF  e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). Ambos terão prazo de cinco dias para apresentar explicações, a contar da notificação.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde, o Iges-DF e o Hospital de Criança sobre as internações nos leitos de UTI.

Por nota, o Iges-DF afirmou que todos os leitos de UTI públicos do DF são administrados pela Secretaria de Saúde. “A qual compete organizar a fila de pacientes, bem como a destinação das vagas”, afirmou a entidade.

O Hospital da Criança afirmou que nunca atendeu pacientes adultos não infectados pela Covid-19. Segundo a instituição, o atendimento ao público infantil seguiu normalmente.

O hospital atendeu adultos em leitos abertos de forma adicional, quando enviados exclusivamente pela Secretaria de Saúde.

Leia a nota completa do Hospital da Criança: 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar nunca atendeu pacientes adultos não infectados pela COVID-19. Nosso atendimento em tratamento intensivo para crianças e adolescentes das diversas especialidades permanece ocorrendo nos 38 leitos de UTI, de forma regular.

No ano passado, em março, a pedido da Secretaria de Saúde (SES/DF), foram abertos 10 novos leitos de UTI pediátrica para pacientes com COVID-19 . Esse leitos foram fechados em outubro do ano passado e reabertos em março de 2021.

Este ano, também a pedido da SES/DF, foram destinados outros 10 leitos novos de UTI, isolados, para o atendimento de pacientes adultos com Covid-19 que são enviados exclusivamente pela Secretaria. Os leitos abertos foram adicionais.

A Secretaria de Saúde informou que aguarda notificação oficial e que todos os esclarecimentos e informações serão prestados no prazo estabelecido.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?