TCDF faz vistoria para averiguar tratamento de cães policiais da PMDF
Equipe técnica do TCDF analisou condições de treino e trabalho de cachorros policiais e PMs, bem com a infraestrutura do batalhão
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) fiscalizou o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar (PMDF), no Setor Policial Sul, nesta segunda-feira (11/12). A vistoria foi conduzida pelo conselheiro André Clemente. A equipe de controle externo acompanhou o trabalho de treinamento dos policiais e cães policiais. O corpo técnico também avaliou instalações e alojamentos.
“A PMDF é referência no trato com os animais e essa nossa visita também pretende ver no que vocês também podem ajudar o Estado nessa causa dos animais”, afirmou Clemente.
O BPCães tem 48 cachorros para auxiliar nas operações policiais em situações de resgate de pessoas desaparecidas, busca e captura de pessoas e detecção de droga, armas e explosivos. O batalhão tem capacidade para 60 cães.
Bons-tratos
Além da infraestrutura nas forças de segurança, segundo Clemente, um dos itens em análise é as políticas públicas de proteção aos animais.
“Esse trabalho da PMDF é referência nacional, tem muito o que mostrar de bom, e o Tribunal pode dar apoio ajudando a fortalecer a atenção para as políticas públicas nessa área”, enfatizou Clemente.
Para o comandante do BPCães, major Carlos Reis, visita serve para informar a sociedade e assegurar que os animais não são vítimas de maus-tratos.
“Tira a ideia de muita gente de maus-tratos aos animais porque estamos treinando e usando eles nas abordagens policiais. Conhecer in loco, tanto a fiscalização como a sociedade, nos ajuda a tirar essa percepção errônea”, afirmou.
Aproximação
A subcomandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, neste caso, a vistoria representa uma aproximação positiva entre o TCDF e a Polícia Militar.
“É muito importante essa aproximação, a PMDF entender as políticas do governo e caminhar junto, cada um no seu papel, governo e controle externo, para melhorar o serviço e, consequentemente, o atendimento na ponta”, disse.
O corpo técnico vai elaborar um relatório com os principais achados, podem sugerir também melhorias para o serviço. O TCDF pretende fazer uma vistoria no Zoológico de Brasília.