metropoles.com

TCDF determina que educadores sociais voltem a receber auxílio de R$ 500

O benefício estava suspenso desde janeiro. A Corte determinou que a Secretaria de Educação o mantenha até o fim da calamidade pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Anexo do Tribunal de Contas do DF (TCDF), em Brasília
1 de 1 Anexo do Tribunal de Contas do DF (TCDF), em Brasília - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que seja retomado o pagamento da renda temporária para os educadores sociais voluntários (ESVs) da capital, no valor de R$ 500. A matéria foi apreciada em plenário virtual e três conselheiros votaram a favor do benefício, que está suspenso desde janeiro de 2021.

Os favoráveis à representação do deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) foram Márcio Michel, Renato Rainha e Paiva Neto. Os conselheiros Inácio Magalhães e Manoel de Andrade votaram contra.

O benefício é para educadores sociais voluntários que já exerciam a função e tiveram suas atividades paralisadas em decorrência da suspensão das aulas nas escolas da rede pública de ensino por causa da pandemia da Covid-19.

A determinação do TCDF à Secretaria de Educação é de que “adote as providências necessárias ao exato e imediato cumprimento da lei, consistente no pagamento de auxílio financeiro temporário aos beneficiários da Lei nº 6.579/2020, até o fim do estado de calamidade pública decretado no Distrito Federal devido à pandemia da Covid-19 ou até o retorno das atividades escolares”, diz decisão.

Para o autor da representação, o pagamento do auxílio é a correção de uma injustiça. “Vencemos no TCDF. Estou muito feliz porque uma injustiça estava sendo cometida”, afirmou Reginaldo Veras.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que elabora “portaria que vai regulamentar o programa Educador Social Voluntário (ESV), para publicação nos próximos dias”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?