TCDF dá 5 dias para Saúde prestar informações sobre vacinação de Covid-19
Os conselheiros da Corte da Contas também autorizaram o corpo técnico a inspecionar a SES em todas as fases de imunização
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do DF deu cinco dias para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) fornecer informações detalhadas sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital. A decisão foi tomada pelos conselheiros da Corte de Contas em sessão virtual realizada nesta quarta-feira (3/2).
Durante o encontro, os conselheiros também autorizaram o corpo técnico do TCDF a realizar inspeção na SES/DF e onde mais for necessário, a fim de apurar o real cenário da aplicação das doses da vacina.
No processo de fiscalização, o TCDF vai apreciar as atuais condições de refrigeração nas unidades de saúde que recebem e vão receber imunizantes, a plena adesão ao Plano de Vacinação anunciado, e o correto dimensionamento e aquisição de insumos necessários para essa atividade.
Desde o fim de janeiro, o Tribunal analisa o plano estratégico e operacional elaborado pela Secretaria de Saúde. No mesmo processo, a Corte recebeu uma representação em que são apontados questionamentos como a falta de imunizantes para os profissionais da área como médicos e enfermeiros, além de denúncias de irregularidades envolvendo suposto descompasso com o plano e a vacinação de pessoas que “furaram a fila”, assim como falha na organização das pessoas que seriam imunizadas.