TCDF dá 15 dias para a Saúde explicar falhas no Hospital Cidade do Sol
Unidade atende a população do Sol Nascente. Corte quer explicações sobre equipamentos e mão de obra do hospital
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu 15 dias para a Secretaria de Estado de Saúde (SES/DF) dê explicações sobre de supostas irregularidades no Hospital Cidade do Sol, situado na Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol. As cobranças são acerca de problemas citados em um relatório elaborado pelo Sindicato dos Médicos do DF (SindMedico) em fevereiro deste ano.
O hospital – inicialmente construído como Hospital de Campanha de Ceilândia para atender a pacientes acometidos pela Covid-19 – foi reaberto com novo nome e começou a receber pacientes em 26 de janeiro. Na sessão plenária de 6 de abril, o TCDF acolheu uma representação do Ministério Público que pedia a investigação dos problemas relatados.
De acordo com o relatório de vistoria feito pelo SindMédico, o hospital não possui corpo clínico próprio nem equipamentos para a realização de exames médicos – como exames de sangue e imagens. Além da falta de médicos para o atendimento a pacientes, haveria enfermeiros em desvio de função. O hospital também não teria áreas adequadas para acolhimento de pacientes nem para realização de consultas. A conclusão do relatório é que “a edificação é um galpão que funciona como enfermaria avançada do HRC”.
O prazo é contado a partir da notificação oficial. Procurada, a secretaria informou que todos os esclarecimentos serão prestados ao órgão de controle dentro do prazo estabelecido.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.