metropoles.com

TCDF adota inteligência artificial para fiscalizar licitações locais

Programa desenvolvido pela equipe técnica do Tribunal de Contas do Distrito Federal moderniza análise de licitações publicadas no DODF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sabina Iliescu / 500px/Getty Images
inteligência artificial – Metrópoles
1 de 1 inteligência artificial – Metrópoles - Foto: Sabina Iliescu / 500px/Getty Images

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) atualizou recentemente o Sistema de Análise de Editais (Siseditais) e, com uso de inteligência artificial (IA), o programa modernizou as análises feitas pela Corte das licitações do Estado.

Desenvolvido pela equipe da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (Agem/Segecex) do TCDF, a expectativa é de que o software proporcione mais eficiência operacional para fiscalização das compras públicas no Distrito Federal e contribua para redução de erros.

O programa promove automatização do processo de leitura, classificação e inserção de informações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Assim, diariamente, o Siseditais faz uma leitura automatizada de toda a Seção 3 do documento e estrutura os dados para uma base interna.

Com uso de algoritmos de IA, cada publicação é classificada como relevante ou não para análise dos editais. Em seguida, outro modelo prossegue e sugere o preenchimento de campos essenciais, como órgão jurisdicionado, modalidade de licitação, número e ano do edital, objeto, valor estimado e data de abertura do certame.

As informações extraídas pela IA são validadas pela equipe da Divisão de Fiscalização de Licitações (Difli), unidade da Secretaria de Fiscalização Especializada (Sespe), e incorporadas à base oficial do programa.

A precisão na inserção dos dados é estimada em mais de 95%, segundo o TCDF, o que poupa a equipe de tarefas manuais, como preenchimento do Siseditais; melhora a eficiência delas; evita erros; e aumenta a confiabilidade dos resultados.

Integração

Além de incorporar a base de editais da versão anterior, o novo software nasceu integrado ao e-TCDF, o que permite a rápida recuperação de informações diretamente da base do sistema de processo eletrônico da Corte, especialmente em relação a processos e decisões.

O sistema também está conectado ao programa de Análise de Licitações e Editais (Alice), do Tribunal de Contas da União (TCU).

A plataforma desenvolvida pelo TCU identifica indícios de irregularidades, como sobrepreço, direcionamento, falta de competitividade, entre outros, por meio do processamento de dados e do uso de algoritmos de inteligência artificial.

Agora, qualquer alerta emitido pelo Alice referente a editais de licitação lançados por órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) é automaticamente capturado pelo Siseditais e disponibilizado como informação adicional no certame correspondente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?