metropoles.com

TCDF aceita pedido do Ministério Público e libera auditoria na Fepecs

O MPC-DF justificou a necessidade de fiscalização porque não existiria quadro próprio de pessoal. Também serão alvos a ESCS e a Etesb

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Street View
fepecs
1 de 1 fepecs - Foto: Reprodução/Google Street View

A pedido do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF), o Tribunal de Contas local (TCDF) autorizou realização de auditoria na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e na Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb). A Decisão nº 2.326/19, de 9 de julho, foi divulgada nesta terça-feira (16/07/2019) pelo MPC-DF. A Secretaria de Saúde culpa a gestão anterior.

O MPC-DF justificou a necessidade de fiscalização porque não existiria quadro próprio de pessoal na entidade. O órgão disse que tanto ele quanto o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), desde 2015, recomendam a regularização da situação ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Segundo o Ministério Público de Contas, é preciso também fiscalizar os contratos de maior monta fechados por essas unidades, que, só em 2018, receberam mais de R$ 10 milhões.

A Fepecs foi criada em 12 de janeiro de 2001, por meio da Lei nº 2.676. O objetivo dela, conforme descrição no site oficial, é promover e apoiar a execução da educação profissional em níveis técnico, de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, treinamento, capacitação e o desenvolvimento científico e tecnológico do sistema distrital de saúde. A Fepecs é responsável por manter a ESCS e a Etesb.

A Secretaria de Saúde do DF disse, em nota, que “essa realidade é apenas mais uma das inúmeras dificuldades deixadas pela gestão passada”. Acrescentou, porém, que a Fepecs informou já existir estudo para criação do quadro próprio da instituição. “Nesse sentido, o projeto está sendo desenvolvido para garantir maior integração e fortalecimento da fundação. A apresentação da proposta está prevista para meados de agosto”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?