metropoles.com

Taxistas terão fila e tempo de embarque no Aeroporto de Brasília

Uma das medidas publicadas no DODF proíbe que passageiros sejam recebidos na Plataforma Superior 1 e em locais sem sinalização oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A pandemia do novo coronavírus vem afetando vários setores da economia. Na manhã desta terça-feira (28/04), uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) com novas orientações sobre a organização dos taxistas no Aeroporto de Brasília.

De acordo com o ato normativo, os motoristas terão de ficar organizados no ponto de apoio (próximo ao Aeroporto JK). E só podem seguir para a plataforma inferior com a demanda do passageiro. O taxista, por sua vez, deverá esperar o cliente apenas por dois minutos.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclarece que essa espera de dois minutos é “apenas para táxis dotados de sistema auxiliar de comunicação, em uso para atendimento a demandas realizadas por meio telefônico, de aplicativos eletrônicos ou similares”.

Assim, somente os carros externos cadastrados em empresas de radiotáxi, quando chamados por passageiros, precisam obedecer a questão do tempo. “Já os táxis que aguardam na fila do ponto de apoio do aeroporto podem esperar nas vagas destinadas a eles por tempo indeterminado, dependendo da demanda de passageiros”, aponta a Semob.

A portaria esclarece também que está “expressamente proibido” o embarque de passageiros na Plataforma Superior 1, bem como em locais que não sejam identificados por placas oficiais.

Segundo a publicação, o Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi-DF) ficará responsável pelo controle do acesso, da conservação, da manutenção e da administração do Ponto de Apoio. Assinala ainda que os registros de acesso ao local devem ser feitos com o uso de um “aplicativo informatizado”.

Movimento

Desde 19 de março, o movimento no Aeroporto JK tem diminuído por causa do cancelamento de voos internacionais. No dia 1º de abril, a administração do terminal anunciou a redução do número de pousos e decolagens diárias para 21.

A decisão configurou diminuição de 90% da capacidade total, como resultado das medidas de restrição implementadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A queda no movimento afetou diretamente os taxistas que fazem ponto no local. Alguns profissionais chegaram a ficar seis dias sem corridas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?