metropoles.com

Taxa de transmissão da Covid no DF volta a crescer e chega a 1,02

Segundo o GDF, existem outros parâmetros em análise e por enquanto não há planos de retomada das medidas restritivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no Distrito Federal avançou para 1,02, nesta quinta-feira (20/5). O índice foi divulgado no Boletim Epidemiológico, produzido pela Secretária de Saúde.

O índice atual ultrapassou o patamar de segurança na pandemia de Covid-19, que é 1, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A taxa vem crescendo ao longo de sete dias consecutivos.

Ao passar disso, a instituição recomenda a adoção de medidas restritivas, pois o desenvolvimento da Covid-19 tende a avançar.

Por exemplo, se a taxa for de 0,9, isso significa que cada 100 pacientes infectados tendem a transmitir a doença para 90 pessoas. Na situação atual, o índice de 1,02, representa que cada 100 infectados contaminam 102 indivíduos.

Em coletiva no Palácio do Buriti nesta quinta, o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que a taxa de transmissão é um indicador importante, mas não é o único parâmetro para tomada de decisão do governo.

Para Rocha, a Rt não pode ser interpretada isoladamente. As decisões do governo para eventuais medidas restritivas para conter a pandemia levam em conta número de casos, óbitos e de leitos em UTIs disponíveis, por exemplo.

Na visão de Rocha, por enquanto, a situação do DF está sob controle. “Não há necessidade de fazer qualquer alteração nos decretos do governador em vigor”, afirmou.

Máscara, álcool em gel e distanciamento

O chefe da Casa Civil reforçou o pedido para a população continuar adotando as medidas sanitárias, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, na medida do possível. Para o governo, a colaboração da população é um fator determinante no controle da pandemia.

O próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou a questão na manhã desta quinta, em evento na região administrativa de Arniqueira, descartando novas medidas restritivas por enquanto.

Não há previsão de nova restrição. Temos hoje uma capacidade hospitalar que nos garante essa tranquilidade, e não teremos nenhum tipo de restrição no momento. Essas alterações acontecem e estamos tranquilos em relação a esse índice de transmissibilidade”, afirmou Ibaneis.

Os maiores valores da taxa de transmissão no DF foram registrados em março de 2020: 2,66 e 2,31.

Taxa de Transmissão da Covid-19

Média móvel

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal caiu para 24,4 nesta quinta. O índice é o menor desde 15 de março, quando marcava 23,9. Na comparação com 14 dias atrás, houve redução de 33,7%, o que sinaliza tendência de queda.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 396.087 contaminações e 8.422 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram registradas 23 mortes e 874 novas infecções. Devido ao atraso nas notificações, as mortes não ocorreram, necessariamente, nas últimas 24 horas.

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e UCI voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública estava em 66% na última atualização da Secretaria de Saúde, realizada as 16h26. Ao todo, 505 dos 765 leitos estão ocupados.

Na rede privada de saúde, a ocupação dos leitos adultos para tratamento contra Covid-19 é de 92,9%, com 235 dos 253 leitos ocupados. Essas informações foram atualizadas às 11h56.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?