metropoles.com

Taxa de transmissão da Covid cresce por seis dias e chega a 1 no DF

Segundo a OMS, o índice de 1 é limite de segurança para evitar o crescimento acelerado da pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Profissionais de saúde e paciente
1 de 1 Profissionais de saúde e paciente - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus chegou a 1, segundo dados divulgados na edição do Boletim Epidemiológico da Pandemia de Covid-19, da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (19/5).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de 1 é o limite de segurança na pandemia. Ao passar disso, a instituição recomenda a adoção de medidas restritivas, pois o desenvolvimento da Covid-19 tende a avançar.

O índice de transmissão regional da Covid-19 no Distrito Federal segue em alta desde 14 de maio, ou seja, cresce por seis dias consecutivos.

Na sexta-feira (14/5), a Rt estava em 0,85. O boletim de sábado (15/5) marcou 0,86. No domingo (16/5), passou a 0,88. Ao fim da segunda-feira (17/5), o registro alcançou 0,94. Na terça-feira (18/5), 0,97.

Entenda

Se a taxa for de 1,2, isso significa que cada 100 pacientes infectados tendem a transmitir a doença para 120 pessoas. Caso o índice esteja em 0,80, representa que cada 100 diagnosticados com a Covid-19 podem contaminar 80 indivíduos.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o DF registrou a taxa de transmissão de 1,38, em março de 2021. O índice foi de 3,1 em março de 2020.

Terceira onda

Na segunda-feira (17/5), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou sobre a possibilidade de terceira onda da Covid-19 no DF.

De acordo com Okumoto, em função do avanço da vacinação, muitas pessoas deixam de lado os cuidados preventivos, como uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social, aumentando as aglomerações.

Pelo diagnóstico do secretário de Saúde, pelo menos cinco estados indicaram a chegada da terceira onda. Neste contexto, celebrações do Dia das Mães podem ter contribuído para a nova alta.

Média móvel

Na quarta-feira (19/5), a média móvel de mortes por Covid-19 no DF foi de 26. É o menor índice desde 17 de março, quando marcou 25,7. Na comparação com 14 dias atrás, houve redução de 31,3% – ou seja, tendência de queda.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com Secretaria de Saúde sobre a questão. O espaço está aberto para eventuais comentários da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?