Taxa de transmissão da Covid-19 cai para 1,01, afirma Ibaneis
Para o governador, redução da taxa de contágio é resultado direto das medidas restritivas no DF, como o lockdown e o toque de recolher
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de transmissão do novo coronavírus caiu no Distrito Federal. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), em postagem pelo Twitter neste domingo (14/3), o índice foi para 1,01.
Segundo autoridades de saúde pública, quando a taxa de transmissão passa de 1, são necessárias medidas restritivas para conter o avanço da doença, a exemplo do lockdown e do toque de recolher. No DF, o índice chegou a 1,38 nos últimos dias.
A taxa de 1,01 significa que, atualmente, cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para 101 novas. Para Ibaneis, a queda é resultado direto das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Vamos começar a semana com uma significativa redução na taxa de transmissão do vírus no DF. Alcançamos o índice de 1,01. É uma resposta a quem não acredita que é preciso restringir a circulação de pessoas, principalmente à noite, quando há mais aglomeração. (1/3)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 14, 2021
No entanto, o governador considera que a situação não é confortável nem segura. Ibaneis pediu o apoio da população: “Se todos respeitarem o distanciamento, usarem máscara e álcool gel, vamos baixar ainda mais. Além disso, toda sugestão que nos ajude a amenizar a crise econômica provocada pela pandemia é levada em conta por nós”, disse.
O lockdown tem sido alvo de críticas do setor produtivo. Neste domingo (14/3), manifestantes, simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) protestaram contra as medidas no DF. Neste sentido, o governador enfatizou que está disposto a ouvir sugestões.
Segundo Ibaneis, a isenção da taxa para quem ocupa áreas públicas e a extensão do prazo de pagamento de IPTU e TLP foram sugeridas pelo Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).