Taxa de transmissão chega a 1,05 e oito pessoas morrem por Covid no DF
Ao todo, capital teve 666 mil casos de pessoas infectadas com o coronavírus e 11 mil óbitos registrados
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de transmissão da Covid-19, que mede se a doença está se espalhando, chegou a 1,05 nesta quarta-feira (16/2). Quando o indicador está menor que 1, significa que a pandemia diminui e, por isso, o número é usado como referência para especialistas.
Além disso, nesta quarta, a Secretaria de Saúde registrou oito pessoas mortas em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus. Todas os pacientes tinham mais de 60 anos e sete deles apresentavam alguma comorbidade.
Veja o gráfico que mostra a evolução da taxa de transmissão:
Até as 17h dessa quarta-feira, o Distrito Federal notificou 666.400 casos de Covid-19. Apenas nas últimas 24 horas foram confirmadas 2.030 novas infecções pela doença na capital. Do total de ocorrências computadas, 11.302 evoluíram a óbito.
Saúde desmente post de bolsonarista sobre mortes por Covid no DF
Notícias falsas
Nesta quarta, a Secretaria de Saúde desmentiu uma publicação feita nas redes sociais sobre a morte de pacientes vacinados por Covid-19 na capital.
Segundo a pasta distrital, a imagem que circula na internet mostra a ocorrência de 16 óbitos pela doença, em 14 de fevereiro deste ano, e todos esses óbitos seriam relacionados a pacientes com duas doses de vacina ou de reforço.
De acordo com a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do DF, Priscilleyne Reis, a imagem desinforma a população e não contextualiza os dados.
“O primeiro aspecto a ser observado é que, dos 16 óbitos registrados, 14 referem-se a pessoas que não tomaram a dose de reforço. Todas tinham mais de 50 anos, a metade mais de 80, e deveriam ter tomado o reforço, conforme previsto no Programa Nacional de Imunizações”, informa a secretaria.