Taxa de transmissão cai, mas DF atinge maior número de casos em 24h
Até agora, a capital já registrou 11.174 óbitos relacionados à doença. Nas últimas 24 horas, 11.508 pessoas testaram positivo para o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de transmissão da Covid-19 chegou a 1,28 nesta segunda-feira (31/1), isso significa que 100 pessoas infectadas passam a doença para outras 128. A taxa está em queda depois de registrar o recorde de toda a pandemia, em 21 de janeiro, quando bateu 2,61.
UTIs Covid: taxa de ocupação adulto volta a 100% nesta segunda no DF
Apesar da queda no indicador, 11.508 brasilienses testaram positivo nas últimas 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. Até agora, a capital contabilizou mais de 606 mil casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, 11.174 pessoas morreram em decorrência do coronavírus no DF.
Como a Covid age em nosso organismo:
Na quinta-feira (27/1), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) afirmou que espera o pico da variante Ômicron em meados de fevereiro.
“A gente trabalha com a previsão de que essa ascensão acelerada [da Ômicron] possa chegar nas próximas duas semanas, até meados de fevereiro. Nossa expectativa é de reduzir o platô de permanência desses elevados casos e esperar uma queda igualmente rápida ainda para o fim do próximo mês”, avaliou o secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF, Fernando Erick.
“Última onda”
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesse domingo (30/1), esperar que a atual explosão de novos casos da Covid-19 seja “a última onda” de infecção da doença no Distrito Federal.
A declaração do emedebista ocorreu durante participação na Santa Missa Campal, realizada na Capela de São Felipe Neri, em Sol Nascente.
Mais uma vez, Ibaneis refutou a circulação de fake news sobre a suposta retomada de lockdown na capital federal e de novas medidas restritivas.
“Mais uma [fake news] das que soltam em relação a tudo isso. Nós estamos vivendo realmente um momento de dificuldade no que diz respeito à pandemia, com essa terceira onda, mas a gente vem controlando tudo, as taxas vêm caindo dia a dia e esperamos que seja a última onda. Os especialistas dizem que será, mas está tranquilo. Não passou de uma fake news, felizmente”, disse.
No sábado (29/1), durante vistoria em obras de Taguatinga, o governador afirmou que os números de internações pela Covid-19 devem cair na capital federal a partir da próxima quinzena, uma vez que a taxa de transmissão tem caído nos últimos dias na capital.