metropoles.com

TAP volta a operar no aeroporto após 5 meses e retoma voo Brasília-Lisboa

Reinício das operações para a capital federal acontece após suspensão por conta da pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Roberto/Divulgação
avião da TAP
1 de 1 avião da TAP - Foto: José Roberto/Divulgação

A companhia aérea TAP Air Portugal retomou as operações regulares no Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira (3/9). A empresa havia interrompido os voos no dia 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Cinco meses depois, volta à capital federal com novos protocolos sanitários.

O avião vindo de Lisboa pousou às 5h10 em Brasília, reinaugurando a rota. O voo chega todas as segundas e quintas, sempre no início da manhã, e decola as quartas e sábados, às 18h55.

Quanto aos demais destinos internacionais que operam no terminal aéreo brasiliense, ainda não há data para a retomada. A Copa Airlines, empresa que oferece 74 destinos saindo de Brasília, estuda regressar em outubro. Já as empresas brasileiras seguem analisando o mercado, atentas ao cenário de contágio do vírus.

4 imagens
Suspensão havia sido decretada em fevereiro, devido o agravamento da Covid-19 no Brasil
Os passageiros deverão apresentar teste negativo para Covid-19
Viajantes devem cumprir quarentena de 14 dias em Portugal
1 de 4

Avião da TAP em Brasília

José Roberto/ Divulgação
2 de 4

Suspensão havia sido decretada em fevereiro, devido o agravamento da Covid-19 no Brasil

TAP/Divulgação
3 de 4

Os passageiros deverão apresentar teste negativo para Covid-19

TAP/Divulgação
4 de 4

Viajantes devem cumprir quarentena de 14 dias em Portugal

TAP/Divulgação

Protocolos sanitários

De acordo com a Inframerica, administradora do aeroporto, diversas medidas preventivas contra a Covid-19 vêm sendo tomadas, o que se intensificará com a reabertura da área internacional. O espaço recebeu a sinalização necessária para manter o distanciamento social, estações de álcool gel foram distribuídos em todo o percurso do passageiro e os bombeiros civis da concessionária vão medir a temperatura de quem embarca e desembarca em Brasília.

Antecipando a retomada dos voos comerciais, a área internacional foi desinfectada nessa quarta-feira (2/9). A higienização seguiu a recomendação do Comando Conjunto Planalto, formado por unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, após treinamento oferecido à equipe de limpeza e segurança da concessionária.

Os produtos sanitários utilizados para limpeza do aeroporto são os mesmo aplicados em unidades de tratamento intensivo (UTIs) de hospitais.

“Estamos reabrindo a área internacional com os mais elevados níveis de higiene”, declara Roberto Luiz, Diretor de Negócios Aéreos da Inframerica. O executivo garante que a retomada dos voos internacionais, depois de meses sem operações para o exterior, será cercado de muita atenção e cuidado.

“Nossas equipes foram treinadas e estamos redobrando nossa atenção tanto na limpeza quanto em ações e tecnologia que tragam conforto para que o passageiro possa viajar tranquilo”, assegura.

Cabe ressaltar, ainda, que a utilização de máscaras nas aeronaves é obrigatória. O não uso pode acarretar em impedimento do passageiro de embarcar no voo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?