TAP volta a operar no aeroporto após 5 meses e retoma voo Brasília-Lisboa
Reinício das operações para a capital federal acontece após suspensão por conta da pandemia do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A companhia aérea TAP Air Portugal retomou as operações regulares no Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira (3/9). A empresa havia interrompido os voos no dia 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Cinco meses depois, volta à capital federal com novos protocolos sanitários.
O avião vindo de Lisboa pousou às 5h10 em Brasília, reinaugurando a rota. O voo chega todas as segundas e quintas, sempre no início da manhã, e decola as quartas e sábados, às 18h55.
Quanto aos demais destinos internacionais que operam no terminal aéreo brasiliense, ainda não há data para a retomada. A Copa Airlines, empresa que oferece 74 destinos saindo de Brasília, estuda regressar em outubro. Já as empresas brasileiras seguem analisando o mercado, atentas ao cenário de contágio do vírus.
Protocolos sanitários
De acordo com a Inframerica, administradora do aeroporto, diversas medidas preventivas contra a Covid-19 vêm sendo tomadas, o que se intensificará com a reabertura da área internacional. O espaço recebeu a sinalização necessária para manter o distanciamento social, estações de álcool gel foram distribuídos em todo o percurso do passageiro e os bombeiros civis da concessionária vão medir a temperatura de quem embarca e desembarca em Brasília.
Antecipando a retomada dos voos comerciais, a área internacional foi desinfectada nessa quarta-feira (2/9). A higienização seguiu a recomendação do Comando Conjunto Planalto, formado por unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, após treinamento oferecido à equipe de limpeza e segurança da concessionária.
Os produtos sanitários utilizados para limpeza do aeroporto são os mesmo aplicados em unidades de tratamento intensivo (UTIs) de hospitais.
“Estamos reabrindo a área internacional com os mais elevados níveis de higiene”, declara Roberto Luiz, Diretor de Negócios Aéreos da Inframerica. O executivo garante que a retomada dos voos internacionais, depois de meses sem operações para o exterior, será cercado de muita atenção e cuidado.
“Nossas equipes foram treinadas e estamos redobrando nossa atenção tanto na limpeza quanto em ações e tecnologia que tragam conforto para que o passageiro possa viajar tranquilo”, assegura.
Cabe ressaltar, ainda, que a utilização de máscaras nas aeronaves é obrigatória. O não uso pode acarretar em impedimento do passageiro de embarcar no voo.