metropoles.com

UnB sobe de posição em ranking internacional por cumprir metas da ONU

Ranking Times Higher Education Impact 2024 avalia cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas

atualizado

Compartilhar notícia

Nathália Cardim/Metrópoles
UnB greve abril 2024
1 de 1 UnB greve abril 2024 - Foto: Nathália Cardim/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) aumentou a pontuação em quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mecanismo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir índices relacionados a pobreza, violência, dano ao meio ambiente, entre outros. A avaliação foi feita por meio do ranking Times Higher Education (THE) Impact 2024, que promove pesquisas e levanta dados sobre o ensino superior em todo o mundo.

Divulgado na última quarta-feira (12/6), o resultado revelou que a UnB aumentou pontuação nas seguintes ODSs: erradicação da pobreza, de 59,7 para 60,5; trabalho decente e crescimento econômico (63,8 para 65,9); redução das desigualdades (55,5 para 56,8); além de paz, justiça e instituições eficazes (65,6 para 70).

Com um escore geral de 74 pontos, a UnB ficou na sexta colocação entre as 27 universidades federais brasileiras avaliadas. A instituição de ensino superior também ocupou o nono lugar entre 55 brasileiras qualificadas e está na faixa da 401ª à 600ª posição, entre as 1.963 analisadas em todo o mundo.

Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão, o aumento nas notas e as atuais posições no THE Impact 2024 consolidam o compromisso da universidade com o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. “Desde a fundação, a universidade trabalha pela promoção da equidade, da justiça e da dignidade para todos. Essa é uma conquista de toda a nossa comunidade”, comemorou.

“Agradeço o excelente trabalho e o empenho das equipes do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional; da Biblioteca Central; e da Faculdade de Ciência da Informação, que mapearam ações que fomentam os ODS na UnB, o que foi fundamental para nos mantermos entre as melhores universidades do Brasil”, completou a reitora.

Como funciona

Para tentar entrar na lista do THE Impact, em 2020, a universidade reuniu especialistas de diferentes áreas da instituição em um grupo de trabalho e, em 2021, a Comissão de Indicadores de Desempenho Acadêmico criou grupos temáticos de trabalho focados no ranking. No ano seguinte, a UnB começou a ser classificada.

No THE Impact Rankings, embora os números relacionados à pesquisa também sejam considerados, as análises levam em conta, principalmente, ações e políticas institucionais comprovadas por meio de evidências submetidas aos avaliadores.

Para ser classificada, uma instituição de ensino superior precisa enviar evidências de desenvolvimento do  objetivo 17 – parcerias e meios de implementação – e de ao menos outros três ODSs, à escolha dos gestores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?