metropoles.com

Suspensa a seleção para Escola Superior de Magistério

Tribunal de Contas do DF entendeu que o edital da Fundação Universidade Aberta para escolha dos professores é inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Tribunal de contas do DF – TCDF
1 de 1 Tribunal de contas do DF – TCDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal suspendeu nessa quarta-feira (23/3) o edital para selecionar servidores da carreira de magistério público da Secretaria de Educação interessados em lecionar pedagogia na Escola Superior de Magistério. O curso de graduação seria o primeiro da instituição a ser criada.

A suspensão, da qual a fundação foi notificada na segunda-feira (21), acata decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal, provocada pela 4ª Promotoria do Ministério Público de Contas do DF, com base em denúncias.

O tribunal defende, entre outros pontos, que o processo de escolha dos professores é inconstitucional, pois a fundação não pode retirar servidores das funções para exercer atividades que não sejam administrativas. Logo, no entendimento da Corte, seria necessária a realização de concurso público aberto a toda a comunidade.

A Secretaria de Educação e a fundação reúnem os documentos necessários para que a Procuradoria-Geral do DF responda, em até dez dias a partir de 21 de março, aos questionamentos feitos pela Corte. Caso seja autorizada, a seleção volta a ocorrer, mas as datas para o início do curso serão adiadas.

O processo
O edital, lançado em 8 de março, abriu 45 vagas, e as inscrições começaram no dia 14, nas unidades de educação básica das 14 coordenações regionais de ensino público. O prazo se encerraria em 30 de março.

A criação da Escola Superior de Magistério atende à Lei nº 5.141, de 2013, que deu origem à Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal. A legislação determina que a instituição mantenha atividades de educação superior pública. O texto diz ainda que os cursos devem atender às necessidades do DF e do Entorno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?