metropoles.com

Suspeito de hackear sistema do Detran se entrega: “Não suportou a pressão”

Weberson Alves da Cruz estava foragido desde a segunda fase da Operação Xeque-Mate, que desarticulou esquema criminoso no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Foi preso, nesta terça-feira (09/06), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mais um integrante da quadrilha de hackers que adulterava ocorrências de roubo e furtos registradas em sistema do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Alvo da Operação Xeque-Mate, Weberson Alves da Cruz se apresentou à PCDF na companhia do seu advogado. Os investigadores receberam informações sobre seu paradeiro por meio de denúncias anônimas.

De acordo com a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Coorpatri), Cruz “não suportou a pressão” e optou pela rendição. Aos investigadores, ele confessou parte das acusações e deu informações cruciais para que a PCDF avance no caso.

Um comparsa de Cruz segue foragido. A Coorpatri investiga se o segundo suspeito está abrigado no Tocantins. Quem tiver informações que levem ao paradeiro do acusado pode fazer a denúncia à Polícia Civil pelo telefone 197.

Veja fotos da operação:

3 imagens
Serão ofertadas 72 oportunidades imediatas e efetivas no Detran-DF
Viaturas da PCDF
1 de 3

Carros recuperados durante a operação

Divulgação/PCDF
2 de 3

Serão ofertadas 72 oportunidades imediatas e efetivas no Detran-DF

Toninho Tavares/Agência Brasília
3 de 3

Viaturas da PCDF

Arquivo Paco Britto
Operação Xeque-Mate

A operação foi deflagrada no início deste mês e teve como alvo membros da quadrilha suspeita de adulterar documentos registrados no sistema do Detran. Na ocasião, foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Samambaia, Águas Lindas de Goiás e no Entorno do DF.

A ação teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em um complexo esquema de furto de veículos, baixa de restrições e revenda a terceiros.

A investigação identificou pelo menos quatro veículos furtados e revendidos nesse sistema. Dois foram recuperados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Os compradores tiveram que arcar com o prejuízo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?