Ibaneis sobre fogo no Parque Nacional: “Suspeita que seja criminoso”
O Parque Nacional de Brasília foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Governo local suspeita de crime
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou, nesta segunda-feira (16/9), que há suspeitas de que o incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília tenha sido uma ação criminosa.
“Há suspeitas de que o incêndio tenha sido criminoso e a Secretaria de Segurança Pública está apurando”, escreveu Ibaneis nas redes sociais.
A Polícia Federal também abriu um inquérito para apurar o que teria causado o incêndio no parque. Até o momento, 700 hectares de área interna foram atingidos.
Pelo menos 96 bombeiros militares, além de equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e do próprio Parque Nacional, atuam no combate ao incêndio. Em reunião realizada entre os integrantes do GDF, foi definido que mais 1,5 mil bombeiros serão mobilizados para auxiliarem no combate de incêndios florestais na capital federal.
“Temos um contigente de 1,5 mil pessoas para atuar no combate às queimadas, entre servidores do Corpo de Bombeiros, Brasília Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil”, completou Ibaneis.
O Exército também vai ajudar os militares do CBMDF no combate às queimadas que atingem o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/9).
“Já são 146 dias sem chuvas no DF, e é necessário que toda a população esteja em alerta tanto para fazer a denpuncia ao ver esse tipo de situação quanto para os cuidados que se deve ter nessa época de seca”, escreveu o governador.
Telefone úteis
Para denúncias de flagrante de fogo: 190
Para denúncias anônimas sobre foco de incêndio: 197
Para acionar o Corpo de Bombeiros: 193