Suspeita de bomba no metrô de Brasília para trens e mobiliza PMDF
Batalhões de Cães e de Operações Especiais da PMDF acompanham situação, após suspeita de bomba no metrô. Trens param na estação Asa Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Uma ameaça de bomba mobiliza esquadrões da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no metrô da capital do país, neste domingo (1º/1). Equipes dos batalhões de Cães (BPCães) e de Operações Especiais (Bope) atuam na estação 108 Sul, após denúncia sobre supostos explosivos deixados em uma sacola.
Passageiros relatam que a Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, foi fechada e esvaziada, enquanto os trens param na Estação Asa Sul. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também acompanha a ocorrência.
A reportagem esteve no terminal Central e confirmou que a estação se encontra com portões fechados. A assessoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ainda não deu detalhes sobre a situação nos outros pontos de embarque e desembarque.
Policiais detalharam que a operação de trens ocorre só até a Estação Asa Sul, onde há orientação para desembarque de todos os passageiros. Ainda segundo os militares, houve tumulto e confusão no terminal metroviário.
Sacola suspeita
O major Eliseu Queiroz, do CBMDF, afirmou que o condutor do metrô identificou um objeto suspeito sobre os trilhos e acionou a equipe de segurança. “Ele [o item] está a cerca de 50 metros de profundidade do túnel; por isso, o piloto desconfiou”.
A PMDF deflagrou a Operação Petardo, e a Estação 108 Sul está isolada desde as 11h10. O porta-voz da corporação, major Michello Bueno, afirmou que o explosivo estaria em uma sacola, perto dos trilhos e dentro do túnel.
“A Polícia Militar tentou identificar o que era com um cão farejador, mas, até o momento, não conseguiu. Estamos puxando o objeto com cautela, para verificar com o [equipamento de] raio-x. Ele está em um local em que o robô não consegue se aproximar”, detalhou, por volta das 13h30.
Relatos
No Twitter, passageiros do metrô que estavam a caminho da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentaram sobre a situação. Pouco antes do ocorrido, os vagões estavam lotados de apoiadores do petista eleito.
Veja:
Tivemos que descer do metrô por causa de ameaça de bomba! #PosseLulaPresidente
— Thaynah⁷ (@Thaynaholiv) January 1, 2023
Indo pra esplanada de metrô, tivemos que descer no inicio da asa sul, suspeita de bomba em uma estação do metrô na Asa Sul. Continuamos agora em ônibus, mas vamos!
— 🇧🇷🚩 Fiz e faço o L! (@DulceCarvalho9) January 1, 2023
Metrô evacuado na Estação Galeria, por conta de uma ameaça de bomba na rodoviária!
— Betany (@morhirwen) January 1, 2023
O funcionamento do metrô foi suspenso por ameaça de bomba na região do plano piloto.
— bandida asmática 🏳️🌈 (@llucassportoo) January 1, 2023