metropoles.com

Superlua dos Cervos ilumina céu do DF nesta segunda-feira (3/7). Veja curiosidades

Fenômeno astronômico ocorre devido ao momento da trajetória da lua, que encontra-se mais próxima ao planeta Terra, e início da fase cheia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Superlua dos Cervos ilumina céu do DF - Metrópoles
1 de 1 Superlua dos Cervos ilumina céu do DF - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Os moradores do Distrito Federal poderão acompanhar, nesta segunda-feira (3/7), a Superlua dos Cervos de qualquer lugar da capital. O fenômeno ocorre devido ao momento da trajetória da lua, que encontra-se mais próxima ao planeta Terra, e está entrando na fase cheia.

“Devido à sua órbita, a distância da lua em relação à Terra varia para mais ou para menos ao longo do mês. Quando ela está mais próxima, chamamos de perigeu. Quando está mais afastada, é o apogeu. A super lua é simplesmente quando ela está na fase cheia e encontra-se nesse estágio de perigeu, ou seja, está mais próxima de nós”, explica o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Mateus Félix.

4 imagens
1 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O entusiasta explica que o nome do evento astronômico pode ser explicado devido a uma associação com outros casos que acontecem na Terra. “Nesse caso, [Superlua do Cervo] devem ter associado a algum processo natural relacionado aos cervos. Cada cultura tem uma nomenclatura diferente”, aponta.

Um local que Mateus recomenda para que o público acompanhe o nascimento da lua, na capital federal, é a Praça dos Três Poderes. Mas assegura que de qualquer ponto do Distrito Federal será possível acompanhar o astro celeste.

“Quando ela está nascendo, é melhor para ver porque ela parece estar maior. Tem um efeito de distorção atmosférica que faz com que ela aparenta estar maior. Normalmente, quando a lua está cheia, esse efeito é mais visível”, completa.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a Superlua do Cervo comece a nascer às 17h52 e vá até às 6h40 da próxima terça-feira (4/7).

“Existe o domínio de uma massa de ar seco [na capital federal]. Então o céu vai estar bastante claro, limpo para ver. Por volta das 18h deve estar um horário mais bonito”, recomenda Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

De acordo com o profissional, o evento segue até o próximo domingo (9/7). “Nos primeiros dias, é que geralmente ela está mais bonita, depois ela vai perdendo as características”, avalia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?