Superlua dos Cervos ilumina céu do DF nesta segunda-feira (3/7). Veja curiosidades
Fenômeno astronômico ocorre devido ao momento da trajetória da lua, que encontra-se mais próxima ao planeta Terra, e início da fase cheia
atualizado
Compartilhar notícia
Os moradores do Distrito Federal poderão acompanhar, nesta segunda-feira (3/7), a Superlua dos Cervos de qualquer lugar da capital. O fenômeno ocorre devido ao momento da trajetória da lua, que encontra-se mais próxima ao planeta Terra, e está entrando na fase cheia.
“Devido à sua órbita, a distância da lua em relação à Terra varia para mais ou para menos ao longo do mês. Quando ela está mais próxima, chamamos de perigeu. Quando está mais afastada, é o apogeu. A super lua é simplesmente quando ela está na fase cheia e encontra-se nesse estágio de perigeu, ou seja, está mais próxima de nós”, explica o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Mateus Félix.
O entusiasta explica que o nome do evento astronômico pode ser explicado devido a uma associação com outros casos que acontecem na Terra. “Nesse caso, [Superlua do Cervo] devem ter associado a algum processo natural relacionado aos cervos. Cada cultura tem uma nomenclatura diferente”, aponta.
Um local que Mateus recomenda para que o público acompanhe o nascimento da lua, na capital federal, é a Praça dos Três Poderes. Mas assegura que de qualquer ponto do Distrito Federal será possível acompanhar o astro celeste.
“Quando ela está nascendo, é melhor para ver porque ela parece estar maior. Tem um efeito de distorção atmosférica que faz com que ela aparenta estar maior. Normalmente, quando a lua está cheia, esse efeito é mais visível”, completa.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a Superlua do Cervo comece a nascer às 17h52 e vá até às 6h40 da próxima terça-feira (4/7).
“Existe o domínio de uma massa de ar seco [na capital federal]. Então o céu vai estar bastante claro, limpo para ver. Por volta das 18h deve estar um horário mais bonito”, recomenda Cleber Souza, meteorologista do Inmet.
De acordo com o profissional, o evento segue até o próximo domingo (9/7). “Nos primeiros dias, é que geralmente ela está mais bonita, depois ela vai perdendo as características”, avalia.