Superlotado, Hospital Regional de Santa Maria decreta bandeira vermelha
Até conseguir resolver o problema da lotação, a direção da unidade restringiu o acesso apenas para os casos graves
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) decretou bandeira vermelha, devido à superlotação de pacientes. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível flagrar a aglomeração de pacientes, que tentavam conseguir consulta médica. O atendimento, porém, só está permitido para casos graves. Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra unidade de saúde, admissões continuam ocorrendo normalmente apenas nos prontos-socorros Obstétrico, Infantil e Covid do HRSM.
“A unidade está atendendo acima da capacidade no Pronto Socorro Adulto, o que fez com que fosse necessário decretar Bandeira Vermelha para este tipo de atendimento na noite desta terça-feira (5)”, destacou o instituto.
O Box de Emergência e o Pronto-Socorro Adulto da unidade têm capacidade para sete e 26 pacientes, respectivamente. Mas na terça-feira (5/10), havia oito pessoas no box e 52 internadas no SOS.
“As equipes médicas e de enfermagem do HRSM estão trabalhando para acelerar a realização de exames, tratamento e altas hospitalares, o que vai permitir a liberação de espaço físico e das equipes para que o atendimento seja normalizado o mais rápido possível”, explicou o Iges-DF.
Veja as imagens: