metropoles.com

Sudoeste, SIA e Plano têm os melhores índices de mobilidade do DF

Por outro lado, Brazlândia, Sol Nascente e Planaltina apresentam as piores condições de mobilidade. É o que mostra pesquisa do IPEDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Imóvel Sonanta do Grupo OK no Sudoeste - Brasília - DF 18/07/2018
1 de 1 Imóvel Sonanta do Grupo OK no Sudoeste - Brasília - DF 18/07/2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Sudoeste/Octogonal, SIA e Plano Piloto são as regiões administrativas do Distrito Federal com os melhores índices de mobilidade. Por outro lado, Brazlândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Planaltina apresentaram as piores classificações. É o que mostra o Índice de Bem-Estar Urbano para o DF (IBEU-DF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) nessa segunda-feira (5/12).

O estudo avalia as condições de bem-estar oferecidas aos cidadãos residentes no território urbano da capital federal. A atualização do índice foi elaborada a partir dos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2021.

A escala dos índices vai de 0 a 1 e possui cinco classificações que vão desde “muito bom” a “muito ruim”. Lago Sul (0,96), Sudoeste/Octogonal (0,96), Águas Claras (0,95), Plano Piloto (0,95) e Cruzeiro (0,93) possuem as maiores pontuações. Enquanto isso, SCIA/Estrutural (0,37), Sol Nascente/Pôr do Sol (0,44), Fercal (0,46) e São Sebastião (0,47), as menores.

Para a análise, “bem-estar” está vinculado a um conjunto de condições de vida que uma região deve proporcionar aos moradores, incluindo tanto bens e serviços disponibilizados pelo estado quanto acessados pelo consumo via mercado.

Comparando com o índice divulgado em 2020, as maiores variações positivas foram observadas na SCIA/Estrutural (43%), Santa Maria (26%) e Samambaia (24%), com aumento da percepção de bem-estar urbano. As variações negativas foram observadas em São Sebastião (-36%), Brazlândia (-13%) e Park Way (-4%).

Mobilidade, ambiente e habitação

Na dimensão mobilidade, as RAs com os melhores índices são Sudoeste/Octogonal (1,00), SIA (0,98) e Plano Piloto (0,98). Já Brazlândia (0,00), Sol Nascente/Pôr do Sol (0,31) e Planaltina (0,38) apresentaram as piores classificações.

A respeito das condições ambientais, Sudoeste/Octogonal (0,99), Lago Sul (0,95) e Plano Piloto (0,94) lideram positivamente; enquanto SCIA/Estrutural (0,01), Sol Nascente/Pôr do Sol (0,43) e Itapoã (0,46) figuram negativamente.

Já em relação às condições habitacionais urbanas, duas RAs apresentaram bem-estar urbano “muito ruim”: SCIA/Estrutural (0,34) e Sol Nascente/Pôr do Sol (0,45). Nove regiões foram classificadas como “ruim”: São Sebastião, Arniqueira, Varjão, Fercal, Planaltina, Itapoã, SIA, Recanto das Emas e Paranoá. Vale ressaltar que o SIA apresenta baixo percentual de habitações para fins de moradia.

Em contrapartida, Lago Norte (0,94), Lago Sul (0,94), Águas Claras (0,93) e Sudoeste/Octogonal (0,93) apresentaram as melhores condições habitacionais, com bem-estar urbano “muito bom”.

Veja na imagem:

Quando o assunto é serviços coletivos urbanos, Fercal (0,32), São Sebastião (0,39) e SCIA/Estrutural (0,42) são as regiões que figuram na categoria “muito ruim”, enquanto Arniqueira e Vicente Pires estão classificadas como “ruim”. Na outra ponta, Lago Norte (0,88), Sobradinho II (0,86) e Paranoá (0,81) são as RAs presentes na categoria “bom”.

Na dimensão infraestrutura urbana, os melhores índices são os de Águas Claras (1,00), Lago Sul (0,99), Plano Piloto (0,93) e Cruzeiro (0,92), enquanto Fercal (0,13), SCIA/Estrutural (0,23), Sol Nascente/Pôr do Sol (0,28) e São Sebastião (0,31) apresentam os piores resultados. Uma observação relevante é a de que o bem-estar urbano nesta dimensão foi classificado como “médio” em 13 RAs.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?