Sudoeste: Ibram restabelece licença de instalação para Quadra 500
Construção de 22 prédios para 2,5 mil novos moradores no bairro é questionada pelo MPDFT e ambientalistas desde 2006
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) restabeleceu a licença de instalação da polêmica Quadra 500 do Setor Sudoeste. O projeto, lançado em 2006, até hoje não saiu do papel.
O ato de revocação da suspensão da permissão foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF), no último dia 11 de março. Agora, a empresa responsável — a Oeste Sul — deve pleitear a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), concedida após análise de estudos para retirada da vegetação.
Em março do ano passado, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) já havia liberado o local para construção, após entendimento de que a área não atinge o Parque Ecológico das Sucupiras, como alega o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
A quadra 500 é prevista na região ao lado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Parque das Sucupiras. A previsão é que o novo espaço tenha 22 prédios residenciais e dois comerciais, somando 2,5 mil novos moradores aos atuais 52 mil habitantes do bairro.
Além do MPDFT, ambientalistas são contra a construção da nova quadra, por acreditarem que haverá danos irreversíveis à natureza, com aumento das zonas de calor, redução na impermeabilidade do solo e desmatamento. Questões como crescimento no fluxo de veículos nas vias já saturadas também preocupam a comunidade.