Subsecretário que se recusou a soprar bafômetro em 2022 é exonerado
Exoneração saiu em edição extra do Diário Oficial do DF, na 2ª feira. Após o ocorrido, servidor ficou proibido de dirigir carros oficiais
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), exonerou o chefe da Subsecretaria de Administração Geral da Secretária Executiva de Desenvolvimento Social (Sedes), Rafael Tomaz Magalhães Saud.
A exoneração saiu em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (30/1). No lugar dele, Edward Fonseca de Lima assumirá o cargo.
Confira a publicação:
Em abril de 2022, Rafael foi parado em uma blitz de trânsito, no Sudoeste, ao conduzir um carro oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), uma Nissan Frontier. Abordado por agentes de fiscalização do tráfego, o servidor público se recusou a soprar o bafômetro.
Rafael chegou a ser multado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) por se recusar a passar pelo teste de alcoolemia. O pagamento da multa pela infração gravíssima ocorreu um mês após o flagrante. Em junho de 2022, Rafael Saud acabou descredenciado para conduzir veículos oficiais do GDF.
Direito à defesa
Questionada, na manhã desta terça-feira (31/1), sobre a exoneração do subsecretário, a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP) comentou sobre o caso, durante agenda no Parque Nacional de Brasília.
“Quando se ocupa um cargo de chefia à frente de uma pasta importante, você tem de arcar com as responsabilidades do cargo. Somos os primeiros que têm de dar o exemplo. Na situação de gravidade, pois o GDF faz campanhas contrárias a dirigir alcoolizado, seremos duros nesses posicionamentos. Ele [o ex-subsecretário] terá todo direito à defesa e ao contraditório”, afirmou Celina.