metropoles.com

Subsecretário prevê vacina em pessoas com 60 anos no DF no fim de maio

Para Divino Valero, se o DF continuar recebendo “doses homeopáticas” do imunizante, essa faixa etária só será contemplada em 1 mês e meio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacinação no DF
1 de 1 Vacinação no DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Com a frustração da chegada de novos lotes de vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, as perspectivas para o avanço nas faixas etárias com idade abaixo de 66 anos na capital são pessimistas. Durante reunião da Comissão Especial da Covid-19 no DF, realizada nesta terça-feira (12/4), o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, fez uma previsão de imunizar pessoas com 60 anos somente “dentro de um mês e meio”.

Divino Valero, que também é presidente da Comissão da Vacina, afirmou que, no ponto de vista dele, se o DF continuar recebendo “doses homeopáticas”, essa faixa etária só será contemplada no fim de maio. Porém, ao fazer a estimativa, o gestor passou dados superestimados sobre a quantidade de pessoas com 60 a 65 anos que vivem no DF.

O subsecretário disse que essa população é de 400 mil habitantes, o que é quase o dobro da realidade, de 136 mil, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

“É simples: estamos recebendo uma média de 60 mil doses por semana. É só multiplicar por uma população de 400 mil pessoas que fazemos uma projeção de um mês e meio, no mínimo. Isso em um cálculo racional”, afirmou, durante a reunião.

Como atualmente o DF aplica vacinas em idosos de 66 anos, Valero fez a previsão de 400 mil pessoas, contando com a graduação para redução, o que passa pelas idades de 61 a 65 anos, antes de chegar aos 60.

Após 28 minutos de ter informado esse número, ainda durante a reunião, Divino Valero, citou o levantamento da Codeplan com o dado de 136 mil pessoas dessas faixas etárias, sem fazer menção a sua primeira informação.

Veja vídeo da fala de Divino Valero em um primeiro momento:

Segundo o presidente da comissão, por mais que se tenha estrutura física e profissionais para imunizarem a população, a capital depende do cronograma de entrega de doses do Ministério de Saúde. “A minha previsão é com o que temos hoje. Se o Ministério da Saúde me entregar 300 mil doses da vacina amanhã, o cenário muda”, disse Valero.

Também nesta terça (12/4), o Metrópoles questionou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, sobre a chegada de novas doses das vacinas contra Covid no DF. Na ocasião, Okumoto disse que não comentava a possibilidade de novas remessas para que não houvesse frustração.

Parlamentares

Participantes da comissão, parlamentares da bancada do Distrito Federal se organizam para pedir uma maior velocidade na aplicação de vacinas. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), relatora da comissão, lembrou que o DF poderia obter vacinas de outras fontes.

“Precisamos tratar esse tema com muita seriedade tanto em relação ao Governo Federal quanto ao Governo do Distrito Federal, que tem, desde fevereiro, a possibilidade de comprar vacinas”, afirmou.

Retomada

Com a chegada de 67,9 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal, mais trabalhadores de diferentes áreas poderão realizar o agendamento. Profissionais de saúde de consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e do Instituto Médico Legal (IML) entrarão na fila para receber a primeira dose (D1) do imunizante.

Secretaria de Saúde retomou a vacinação do público de 66 anos ou mais e de 4,5 mil profissionais de saúde, além de disponibilizar 2.237 doses para membros das forças de segurança pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?