metropoles.com

Subsecretária que viajou durante epidemia de dengue no DF é exonerada

Ausência de Elaine Faria Morelo em reunião sobre a crise na saúde causou incômodo no GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
subsecretária-de-Vigilância-à-Saúde1
1 de 1 subsecretária-de-Vigilância-à-Saúde1 - Foto: Reprodução/Facebook

O governador do DF em exercício, Paco Britto (Avante), exonerou nesta segunda-feira (27/05/2019) a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Faria Morelo. Nesse domingo (26/05/2019), o Metrópoles noticiou que uma viagem dela à Argentina causou desconforto no Governo do Distrito Federal (GDF), no momento em que a capital enfrenta epidemia de dengue.

O escolhido para o cargo é Divino Valero Martins, que já foi Coordenador-Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes aegypti.

Os atos foram assinados às 12h25 por Britto e publicados em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal. O vice-governador está na principal cadeira do Palácio do Buriti enquanto o governador, Ibaneis Rocha (MDB), está em viagem oficial a Portugal.

DODF/Reprodução

Embora, com o chamado “respaldo de abono”, a saída de Elaine não tenha passado despercebida, gerou incômodo no alto escalão palaciano. O desconforto alcançou também integrantes da Secretaria de Saúde que tentam encontrar uma solução frente ao alto índice da doença no DF, responsável pela morte de 21 pessoas em 2019, conforme o mais recente boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira.

Fora do Distrito Federal desde a última quinta (23/05/2019), a farmacêutica bioquímica não participou da reunião preparatória da força-tarefa criada para combater o mosquito transmissor Aedes aegypti, realizada na sexta-feira (24/05/2019). A subsecretária foi representada por Maurício Fiorenza, substituto legal, segundo Elaine explicou em nota enviada à reportagem.

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde é responsável pela prevenção, promoção, redução, eliminação dos riscos e agravos à saúde da população. É da pasta o dever de realizar observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças, mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade.

Crise
O Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado nesta segunda-feira (27/05/2019) reúne informações de 1° de janeiro a 18 de maio. Nesse período, foram notificadas 21.360 ocorrências, das quais 20.752 (97,2%) são de moradores do Distrito Federal. Desse total, 18.649 são de casos prováveis da enfermidade.

Além das 21 mortes, houve 31 ocorrências graves em que as pessoas sobreviveram. No mesmo período de 2018, foram confirmados dois casos graves e um óbito.

O diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Petrônio da Silva Lopes, pediu para deixar o cargo na semana passada. A pasta confirmou que a solicitação foi feita por meio de uma carta interna. No texto, Lopes alega “motivos de caráter pessoal”.

O outro lado
Por nota enviada nesse sábado (25/05/2019), Elaine disse que “está de abono oficial, solicitado com bastante antecedência, em viagem programada há mais de dois meses, com passagens compradas e reservas de hotel feitas antecipadamente”.

A reportagem tentou contatá-la na tarde desta segunda, após a assinatura da exoneração, mas não obteve retorno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?