metropoles.com

STF derruba decisão que bloqueava bens da Novacap

Segundo a Suprema Corte, no caso de pagamento de dívidas por condenação judicial, a estatal pode lançar mão de precatórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Nunes Marques - Metrópoles
1 de 1 Nunes Marques - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou as decisões judiciais que bloqueavam verba da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para o pagamento de condenações judiciais.

A sentença unânime, segundo o relator ministro Nunes Marques (foto em destaque), é resultado de uma representação apresentada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 949.

Decisões das Justiças do Trabalho, Federal e do Distrito Federal determinavam sequestro, penhora ou bloqueio de bens e valores da Novacap para pagamento de condenações.

Segundo Ibaneis, os bloqueios atingiam em cheio os cofres públicos e prejudicavam a prestação de serviços públicos importantes para o DF, como ações de zeladoria, obras, urbanização e construção civil.

De acordo com a sentença, a empresa deve ser submetida ao regime de precatórios. Ou seja, poderá pagar dívidas por meio deste instrumento.

Zeladoria

Para o ministro Nunes Marques, a Novacap presta serviço público essencial de zeladoria e obras públicas.

Por não ser um empresa voltada para o lucro, mas para a prestação de serviços (infraestrutura, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, recapeamento, paisagismo e reforma de pontes), pode ser inserida no regime de precatórios.

Para Nunes Marques, o bloqueio indiscriminado de verbas afronta o modelo constitucional de organização orçamentária e os princípios da separação dos Poderes e da eficiência da administração pública.

O Metrópoles entrou em contato com a Novacap e o GDF sobre a decisão. O espaço segue aberto para eventuais manifestações do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?