STF autoriza extradição de italiano considerado o “rei da cocaína”
Condenado no Brasil, Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu, por unanimidade, o pedido do Governo da Itália e autorizou a extradição do mafioso Rocco Morabito, considerado o “rei da cocaína”. O integrante da máfia italiana foi preso na Paraíba, no ano passado e, atualmente, cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília.
No julgamento, a primeira turma do STF seguiu o relatório da ministra Cármen Lúcia, que entendeu estar presentes requisitos que autorizam a solicitação, como a dupla tipicidade dos crimes, já que as acusações contra o mafioso também são consideradas crimes no Brasil.
Agora, a decisão final pela extradição cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Para que o processo seja concluído, a Itália deverá assumir o compromisso de considerar o tempo de prisão no Brasil e observar o prazo máximo de 30 anos para a pena privativa de liberdade.
Veja fotos da chegada de Rocco Morabito à Penitenciária Federal de Brasília:
Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália. Ele estava foragido desde 2019 e acabou sendo preso pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), enquanto estava em um hotel de João Pessoa.
De acordo com informações da Polícia Federal à época da prisão, Rocco é integrante da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do planeta. O grupo está envolvido em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e lavagem de dinheiro.
Morabito era procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017, ele chegou a ser preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.