metropoles.com

Startup brasiliense cria ponto de apoio para entregadores na Asa Sul

Empresa prevê abrir mais cinco pontos ainda em 2021. Local para descanso é demanda da categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
entregador de aplicativo de moto, em goiânia, goiás
1 de 1 entregador de aplicativo de moto, em goiânia, goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pessoas que trabalham como entregadores usando motocicletas, bicicletas e patinetes no Distrito Federal ganharam um ponto de apoio. O local, gratuito e independente de aplicativos e empresas de entrega, fica no Auto Posto Original 414 Asa Sul. Lá, os motoboys e motogirls poderão descansar, carregar o celular, esquentar marmitas, usar o wi-fi e o banheiro.

O espaço, mantido pela startup brasiliense Trampay, é o primeiro do tipo em Brasília. A ideia veio após pesquisas que mostram a situação de vulnerabilidade, exposição e pouca dignidade no cotidiano desses profissionais. A empresa prevê mais cinco pontos de apoio na capital federal, ainda em 2021, e a expansão para as capitais e principais cidades brasileiras, em 2022.

“Trata-se de um projeto nacional de impacto social e dignidade para os entregadores. Entendemos que precisávamos oferecer gratuitamente aos profissionais melhores condições na sua jornada de trabalho”, conta Jorge Júnior, diretor-executivo e co-fundador da Trampay.

“A falta de estrutura para eles que estão na rua o dia todo faz com que acabem descansando e se alimentando sentados nas calçadas, sem banheiro, sem conseguir energia para carregar o celular e sem poder levar aquela marmitinha”, explica.

Veja o ponto de apoio:

6 imagens
Entregadores poderão descansar no espaço
Local conta com guarda volumes
Ponto de apoio para entregadores tem espaços de convivência
Ponto de apoio fica na Asa Sul
Jorge Júnior, diretor executivo da Trampay, explica que pontos de apoio são demanda de entregadores
1 de 6

Ponto de apoio para entregadores fica no Auto Posto Original 414 Asa Sul

Divulgação/Trampay
2 de 6

Entregadores poderão descansar no espaço

Divulgação/Trampay
3 de 6

Local conta com guarda volumes

Divulgação/Trampay
4 de 6

Ponto de apoio para entregadores tem espaços de convivência

Divulgação/Trampay
5 de 6

Ponto de apoio fica na Asa Sul

Divulgação/Trampay
6 de 6

Jorge Júnior, diretor executivo da Trampay, explica que pontos de apoio são demanda de entregadores

Divulgação/Trampay

Ainda de acordo com Jorge, não ter onde deixar ou esquentar uma refeição ou lanche implica aumentar o custo para o entregador. Por isso, o ponto de apoio é gratuito, independente, ou seja, aceita prestadores de serviço autônomos e de todas as empresas, plataformas e aplicativos.

Demanda latente da categoria, os pontos de apoio para entregadores e motoristas de aplicativos, que se tornou a lei nº 6.677 de 2020 no DF e diz que empresas de logística devem fornecer local adequado de suporte em todas as regiões da cidade. Segundo Jorge, a capital federal é a primeira do Brasil a garantir direitos para a categoria, principalmente para entregadores, e já houve multa para empresas que descumpriram essa determinação.

“Talvez estejamos diante do maior problema de relacionamento trabalhista: de um lado mais de 6 milhões de motoboys e motoristas de aplicativo e do outro, as plataformas que conversam digitalmente, mas que precisam entender também as subjetividades”, pondera o diretor financeiro e co-fundador da startup, Tiago Ribeiro.

O ponto de apoio Trampay no Auto Posto Original 414 Asa Sul já está em funcionamento e pode ser utilizado das 10h às 20h de domingo a domingo, inclusive feriados.

A startup

A Trampay é uma fintech de impacto social que funciona como plataforma de benefícios para o trabalhador, em colaboração com empresas.

A plataforma atua com serviços personalizados tanto para fornecedores quando para empresas parceiras e oferece, através de uma carteira virtual, ferramentas que tornam transações mais fáceis e rápidas. A Trampay conta com uma rede de fornecedores locais e nacionais em diversas categorias como: Farmácias, Consultórios médicos, Laboratórios, Restaurantes, Entretenimento, Educação, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?