SSP-DF começa a remover carcaças de veículos abandonados nas ruas
A expectativa é que sejam retiradas até 21 carcaças já mapeadas nas Regiões Administrativas do Cruzeiro e Sudoeste.
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou, nesta sexta-feira (17/3), a primeira etapa da Operação DF Livre de Carcaças deste ano. A expectativa é que sejam retiradas até 21 carcaças já mapeadas nas Regiões Administrativas do Cruzeiro e do Sudoeste. A pasta só irá avançar para outra região quando finalizar o recolhimento de todos os veículos abandonados.
Além da SSP, acompanham a ação a Secretaria de Governo, o DF Legal, a Polícia Militar do DF (PMDF), o Detran, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), a Secretaria de Saúde e a Novacap. Em outubro do ano passado, a iniciativa retirou mais de mil veículos abandonados das ruas.
“O objetivo é retirar todas as carcaças das ruas das regiões. Quando o Cruzeiro e Sudoeste estiver livre de carcaças, passaremos para a próxima região”, aponta Jasiel Fernandes, chefe da Unidade de Políticas Públicas da SSP-DF.
Para Fernandes, a ação visa diminuir a criminalidade, traz aumento da sensação de segurança bem como da saúde pública, pois as carcaças podem ser focos de reprodução do mosquito da dengue.
Denúncias
A Ouvidoria da SSP é um dos canais para recebimento de informações sobre a localização das carcaças. Assim como, as administrações regionais também recebem as demandas.
Outro canal para informar sobre a localização de carcaças é o e-mail conseg@ssp.df.gov.br. Ao enviar a informação, é importante incluir detalhes que facilitem a localização dos entulhos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos. Para ser recolhido, o veículo precisa apresentar algumas características, como estar aberto e/ou com os vidros quebrados.