metropoles.com

SSP-DF: agressor monitorado é preso após descumprir medida protetiva

O autor violou a área de exclusão determinada pelo Judiciário e permaneceu nas proximidades do trabalho da vítima de violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/SSP-DF
WhatsApp Image 2023-05-25 at 14.53.20
1 de 1 WhatsApp Image 2023-05-25 at 14.53.20 - Foto: Divulgação/SSP-DF

Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta quinta-feira (25/5), no Distrito Federal, após descumprir medidas protetivas concedidas a uma mulher vítima de violência doméstica.

A vítima integra o Serviço de Proteção à Mulher da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), em que ela e o agressor são monitorados. O autor violou a área de exclusão determinada pelo Judiciário e, mesmo após alertas sonoros e tentativas de contato feitas pelos servidores, ele permaneceu nas proximidades do local de trabalho da protegida.

“Esta é a segunda prisão realizada nesta semana, o que mostra a efetividade de nosso programa no monitoramento para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Mesmo com a medida protetiva de urgência, alguns agressores insistem em não respeitá-las. Nesses casos, nosso serviço é essencial”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“O ideal é que não houvesse nenhum descumprimento das medidas, mas a rapidez da ação mostra a importância e a eficiência do serviço, operado com um sistema inteligente, que emite alertas sempre que a área de exclusão é acessada, e com o olhar atento de nossos servidores”, completa Avelar.

Esta é a décima prisão realizada desde o lançamento do Serviço de Proteção, em março de 2021. Nos demais casos, não foi necessário realizar prisões, evidenciando a efetividade dos protocolos criados pela Segurança Pública para proteção de vítimas de violência de gênero.

4 imagens
O serviço é oferecido às vítimas de violência doméstica com Medida Protetiva de Urgência (MPU) em vigor
O Serviço de Proteção à Mulher é realizado por meio da Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP)
Monitoramento é realizado pela SSP-DF
1 de 4

O monitoramento ocorre por meio da tecnologia de georreferenciamento e com abrangência em todo o DF

Divulgação/SSP-DF
2 de 4

O serviço é oferecido às vítimas de violência doméstica com Medida Protetiva de Urgência (MPU) em vigor

Divulgação/SSP-DF
3 de 4

O Serviço de Proteção à Mulher é realizado por meio da Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP)

Divulgação/SSP-DF
4 de 4

Monitoramento é realizado pela SSP-DF

Divulgação/SSP-DF

Serviço de Proteção à Mulher

O Serviço de Proteção à Mulher é realizado por meio da Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), que funciona no mesmo espaço físico do Copom, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

O serviço é oferecido às vítimas de violência doméstica com Medida Protetiva de Urgência (MPU) em vigor, e implementado por meio de decisão de deferimento de medida cautelar de monitoração eletrônica, após avaliação do Judiciário, que indica ou não esta vítima ao programa de proteção, e aceite por parte da vítima.

“Com isso, a vítima de violência recebe um dispositivo, que poderá ser acionado sempre que ela se sentir em perigo. Concomitantemente, uma tornozeleira eletrônica é instalada no agressor e ambos são monitorados de forma simultânea, 24 horas por dias”, explica o secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.

O monitoramento ocorre por meio da tecnologia de georreferenciamento e com abrangência em todo o DF. Quarenta e três mulheres e 49 agressores são monitorados atualmente por meio de dispositivos. “Desde a criação, já foram 357 monitorados”, enfatiza a diretora da DMPP, Andrea Boanova

Em atendimento complementar às vítimas que são monitoradas pela DMPP, funciona – também no Ciob – uma sala de acolhimento. O atendimento é feito pela Secretaria da Mulher (SMDF), por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher 4 (Ceam 4).

“É muito importante para as mulheres, vítima de violência de gênero, saberem que as forças de segurança do DF trabalham para protegê-las. E, que a Secretaria da Mulher está preparada para recebê-las nos 4 Centros Especializado de Atendimento à Mulher, que temos no DF. Lá ela vai receber orientações e serviços de acolhimento e encaminhamento aos programas do GDF”, destacou a secretária Giselle Ferreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?