“Sou contra”, diz Ibaneis sobre bares quererem cobrar cartão de vacina
Declaração do governador do DF ocorre após 100 bares e restaurantes criarem abaixo-assinado a favor da medida
atualizado
Compartilhar notícia
Após 100 bares e restaurantes criarem um abaixo-assinado a favor da exigência do comprovante de vacinação para entrada nos estabelecimentos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, nesta terça-feira (1º/2), que é contrário à medida.
É fake que Ibaneis vai decretar lockdown no DF
O passaporte da vacina era cobrado em shows, festivais e competições esportivas na capital federal. Mas, atualmente, esses eventos estão suspensos em função do aumento de casos da variante Ômicron.
Na saída da solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta tarde, Ibaneis comentou sobre o pedido do grupo de bares e restaurantes e reforçou que discorda da exigência do cartão de vacina para entrada nestes locais.
“No momento que chegar nas nossas mãos, vamos encaminhar aos órgãos de Saúde para analisar. Do meu ponto de vista, eu sou contrário. Já disse isso várias vezes e continuo repetindo. Mas, se é um abaixo-assinado por várias entidades, a gente tem que dar o encaminhamento devido”, pontuou o chefe do Palácio do Buriti.
Abaixo-assinado
Estabelecimentos como Bar Beirute, Pinella, Fora do Eixo, Mimo Bar e Outro Calaf são favoráveis à apresentação do cartão de vacinação para a entrada nos locais. O Grupo R2, responsável por eventos de grande porte na cidade, também assinou a carta.
Um dos autores da iniciativa, o presidente da Comissão Especial da Vacina, da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Fábio Felix (PSol), disse que o abaixo-assinado será levado ao governador Ibaneis Rocha (MDB).
“A união entre a Comissão da Vacina, empresários e o segmento cultural prova que os donos de estabelecimentos clamam pela cobrança do comprovante de vacinação. Sem dúvidas essa medida trará mais segurança para que as pessoas frequentem os locais, recuperando a economia local”, afirmou Felix.
Além de cobrar o passaporte de vacinação, os signatários do abaixo-assinado pedem que o Governo do DF faça reuniões periódicas com empresários, artistas e produtores culturais, de forma que a categoria possa ter mais previsibilidade sobre as exigências do GDF para o setor durante a pandemia.
Veja na íntegra o abaixo-assinado e todos os bares e restaurantes participantes:
Abaixo-assinado por passapo… by Metropoles
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional do Distrito Federal (Abrasel-DF) e o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) disseram que são contra a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19 para a entrada em estabelecimentos no Distrito Federal.
Em nota emitida nesta tarde, a Abrasel-DF e o Sindhobar disseram que o passaporte vacinal “não é uma medida efetiva, dá uma falsa segurança de quem tomou a vacina não pode transmitir a doença, além criar a responsabilidade da fiscalização na entrada dos estabelecimentos”.
“A preocupação com a saúde e a vida das pessoas continua sendo prioridade das entidades, que defendem com veemência a adoção e cumprimento de todos os protocolos de segurança exigidos por lei”, afirmaram.