metropoles.com

Siamesas brasilienses fazem campanha para ter festa de 15 anos

Meninas nasceram ligadas pelo abdômen e foram separadas, por cirurgia, nos primeiros dias de vida. Agora, sonham com baile de debutante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
WhatsApp Image 2018-09-06 at 14.37.07 (1)
1 de 1 WhatsApp Image 2018-09-06 at 14.37.07 (1) - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Depois de 14 anos de vida, as gêmeas siamesas Lorena e Letícia da Silva Santos, conhecidas por terem nascido ligadas pelo abdômen em 2003 no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), sonham com uma festa de debutante. E precisam da sua ajuda para realizar o desejo.

Denominadas siamesas onfalópagas, as meninas nasceram unidas pela região umbilical no dia 17 de setembro daquele ano. À época, a história delas ganhou destaque no Distrito Federal. Lorena e Letícia viraram xodó do berçário do Hospital de Base do DF (HBDF), onde a cirurgia para separá-las foi realizada com sucesso. Receberam doações de fraldas, berços, brinquedos e caixas de leite.

A vida segue sem sequelas, normal para as duas meninas. Mas repleta de dificuldades. Elas dividem um quarto e uma sala com a mãe, a dona de casa Maria José da Silva Santos, 36, e dois irmãos, Miquéias, 16, e Oséias, 13, em Samambaia.

Com o dia do aniversário se aproximando e sem condições financeiras de arcar com os gastos de um baile, os familiares buscam ajuda para realizar o desejo das duas. Prima delas e proprietária de um salão de beleza no Riacho Fundo I, Naiane da Silva Santos, 28, fez publicações em grupos fechados do Facebook, pedindo parceria para conseguir organizar a festa.

Assista ao vídeo com o pedido de ajuda:

“A ideia inicial era que fizéssemos uma surpresa. Mas elas descobriram e, agora, estamos buscando quem queira colaborar. Precisamos de todo o tipo de ajuda. Desde o buffet de salgados e doces, até o empréstimo ou a doação dos vestidos que minhas primas vão usar”, explica Naiane.

“Estamos fechando com o espaço comunitário e vamos comemorar a festa, para 50 pessoas, no próprio dia 17 de setembro (segunda-feira)”, completa.

8 imagens
Gêmeas siamesas nasceram  no HRT
Cirurgia para separá-las ocorreu no Hospital de Base
Mãe mostra foto das duas
Vaidosas, as meninas sonham com uma festa de 15 anos
Letícia quer usar um vestido rosa-claro ou vermelho
1 de 8

Lorena e Letícia na casa simples, em Samambaia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
2 de 8

Gêmeas siamesas nasceram no HRT

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
3 de 8

Cirurgia para separá-las ocorreu no Hospital de Base

Arquivo pessoal
4 de 8

Mãe mostra foto das duas

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
5 de 8

Vaidosas, as meninas sonham com uma festa de 15 anos

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
6 de 8

Letícia quer usar um vestido rosa-claro ou vermelho

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
7 de 8

Meninas com a mãe

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
8 de 8

Lorena e Letícia com a prima Naiane

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Carinho e união
O apelo da prima emocionou pessoas que nunca conheceram as gêmeas. Os voluntários começaram a se mobilizar para ajudá-las. “Recebi diversos retornos. Já ganhamos a mesa principal, decoração, lembrancinhas e enfeites. Ainda buscamos quem ofereça, além da comida e dos vestidos, filmagens, fotos e um DJ para animar a noite”, pede a prima.

Apesar de idênticas fisicamente, os gostos e desejos das gêmeas são distintos. Enquanto Lorena idealiza um vestido de cor azul, na altura do joelho, Letícia quer usar um longo rosa claro ou vermelho e rodado. “Eu queria chegar em uma limousine. No estilo dos artistas que costumamos ver na televisão. Só peço uma festa bem bonita”, diz Lorena.

Sentada ao lado da irmã, e atenta aos pedidos dela, Letícia sonha com fotos das duas espalhadas por todo o espaço. “A decoração precisa ter muitos retratos de nós duas. Também quero funk para dançar com os nossos convidados e amigos.”

Mãe se emociona
Orgulhosa, a mãe das gêmeas, Maria José, se emociona ao lembrar do dia do nascimento das filhas. “Carrego todas as recordações comigo. Eu tive medo de perdê-las. Desejo que as minhas meninas tenham tudo o que eu não tive. Faltou oportunidade para estudar e vejo o esforço dos meus filhos para se tornarem alguém na vida”, emociona-se.

A renda da casa vem apenas do benefício mensal do Bolsa Família, além de bicos como faxineira que a dona de casa faz, vez ou outra. “Jamais teria condições de patrocinar uma festa dessas. Dinheiro nunca sobrou na nossa casa e continua difícil. Eu iria só cortar um bolo, mas, se elas sonham com esse momento, nós vamos tentar realizar”, acrescenta.

Quem quiser e puder ajudar as meninas com dinheiro ou conseguindo doações e serviços para a realização da festa de 15 anos, pode entrar em contato com a prima, Naiane Silva, pelo Facebook ou pelo telefone (61) 98169-4190.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?