Menino ganha apoio de jogadores do Brasiliense na luta contra o câncer
Mizael precisa de doações para que sua família arque com os custos de hospedagem em São Paulo, onde receberá transplante de medula
atualizado
Compartilhar notícia
O elenco do Brasiliense Futebol Clube juntou-se à luta de Mizael Cavalcante Sousa da Rocha, 10 anos, contra a leucemia. Na terça-feira (21/05/2019), atletas do Jacaré se encontraram com o menino e divulgaram pedidos de doações. O garoto tem um transplante de medula agendado em São Paulo no começo de julho, e a família precisa de dinheiro para arcar com os custos da hospedagem.
A mãe de Mizael, Flávia de Sousa da Rocha, 33 anos, relata que eles precisam também de recursos para reformar a residência onde moram, no Gama. Segundo ela, o menino contraiu uma pneumonia no ano passado porque as janelas não bloqueavam a entrada de poeira e o lar foi invadido por ratos. “Estamos na casa do irmão do meu esposo, que preparou um quarto”, explica.
Após o transplante, cujo doador é o próprio irmão de Mizael, de apenas 3 anos, ele vai precisar ficar em ambientes que reproduzam a sala esterilizada do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), no bairro Vila Clementino, em São Paulo, onde a cirurgia será feita. “Fiz uma minirreforma no ano passado, mas a médica disse que não era suficiente. Virou o meu desespero”, desabafa a mãe.
A muito custo, ela entrou no programa de Tratamento Fora do Domicílio (TCD), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e sua passagem e de seu filho serão custeadas pelo governo federal. Como o doador de Mizael é o próprio irmão caçula, Flávia precisa pagar a viagem de ao menos mais uma pessoa e a de seu outro filho.
Histórias cruzadas
O primeiro diagnóstico do menino veio quando ele completou 4 anos. Flávia conta que a família passou três anos acompanhando tratamentos até ouvirem um retorno positivo dos médicos. Positivo, mas não definitivo. “A médica já havia avisado, na época, que a quimioterapia tinha feito o quadro melhorar, mas não negativar”, lamenta.
Depois das sessões, Mizael teve dois ótimos anos, como sua mãe descreve. Ao fim de 2018, contudo, um hemograma confirmou o que já era esperado: a leucemia estava de volta. De dezembro até agora, foram idas e vindas por diversos hospitais e uma batalha diária contra as burocracias da rede pública para conseguir auxílio. Tanto Flávia quanto seu marido, pai do garoto, estão sem fonte de renda.
Em dezembro do ano passado, a dona de casa conheceu, no Hospital da Criança do DF, um homem uniformizado com as cores do Brasiliense FC. Ele também tinha um filho, de 3 anos, diagnosticado com câncer e era muito amigo do ex-jogador do Jacaré Rodriguinho, hoje auxiliar-técnico do clube.
“Infelizmente o filho dele faleceu, mas ele me disse: ‘eu sei que eu perdi a batalha, mas a sua continua”, relata a mulher. E foi assim que esse amigo em comum a colocou em contato com o ex-atleta. Rodriguinho abraçou imediatamente a causa de Mizael e ajudou a promover um jogo beneficente em prol do garoto.
Elenco abraça a causa
Na terça-feira (21/05/2019), ele fez a ponte para que outros jogadores do elenco conhecessem o menino e contribuíssem com a causa. “É uma família necessitada e eles estão sem condições. Dentro das nossas amizades, a gente tem conseguido pessoas para abraçar a causa e tem dado certo. Tive a ideia de falar com os atletas e não sabia que tomaria essa proporção”, alegra-se Rodriguinho.
O ex-jogador descreveu Mizael como uma pessoa muito sorridente. “Ele é abençoado, nem parece que sofre com alguma coisa. Fico imaginando o que se passa na cabeça dele”, emociona-se. “São situações difíceis que eles vivem, mas não abaixam a cabeça. São exemplo para o elenco. Estão em grandes dificuldades e não vimos eles reclamando”, complementa.
Quem quiser ajudar Flávia e Mizael pode fazer doações na conta abaixo ou entrar em contato pelo número (61) 9 8659-7278:
Caixa Econômica
Agência: 3189
Operação: 013
Conta poupança: 00059462-7
Flavia de Sousa da Rocha
CPF: 011.123.211-28