Solidariedade em tonelada: doações de Botafogo x Grêmio levaram alimentos a 230 famílias no DF
Partida do Campeonato Brasileiro foi realizada pelo Metrópoles Sports, no sábado (28/9). Além do jogão, evento proporcionou solidariedade
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 1 tonelada de alimentos foi entregue a quase mil moradores carentes do Distrito Federal nesta quinta-feira (3/10). Ao todo, 230 famílias receberam os alimentos doados durante a partida entre Botafogo e Grêmio, promovida pelo Metrópoles Sports, no sábado (28/9).
Os donativos arrecadados durante o evento esportivo foram entregues à rede solidária Juntos Faremos Mais, uma instituição de assistência familiar do Recanto das Emas responsável por atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Uma das beneficiadas foi a dona de casa Erismar Mendes, 47 anos, que ficou eufórica pela “folga” que a doação dará nas contas do mercado. “É um alimento que ajuda muito na renda mensal, porque a maioria de nós ainda não recebeu”, afirmou.
“Este momento [da entrega dos alimentos à população do Recanto das Emas] é a coroação de uma parceria de sucesso, que consegue ter essa sensibilidade de enxergar que, do lado de cá, tem pessoas que precisam dessa ajuda”, celebrou o fundador da Juntos Faremos Mais, José Adilson.
Acompanhe a entrega dos alimentos doados:
Programa Mesa Brasil
A distribuição das doações ocorreu em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, que atua há 22 anos entregando alimentos a instituições da capital do país.
O projeto se uniu ao Metrópoles em julho deste ano para recolher alimentos na entrada dos jogos e os repassarem para diversas instituições de caridade. Estima-se que, desde o início da parceria, mais de 1 mil famílias foram beneficiadas.
Segundo a gerente do projeto na capital federal, Cláudia Vilhena, o principal objetivo é, através da parceria com os setores produtivo e cultural do DF, exercitar a solidariedade e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Todo nosso trabalho é de trazer uma alimentação de qualidade e com dignidade para aqueles que mais precisam. Nós não só entregamos esses alimentos, mas ensinamos a como manusear melhor, como evitar o desperdício e todo um trabalho de educação de como melhorar a alimentação dessas famílias”, disse.
O programa tem 357 instituições beneficentes do DF cadastradas, e atende cerca de 120 mil pessoas que recebem os alimentos até três vezes ao mês. Com uma equipe multidisciplinar, o Sesc Mesa Brasil é responsável por entregar cerca de 10 toneladas de alimentos por dia, a mais de 30 instituições, além de promover ações integradas com nutricionistas e assistentes sociais vinculados ao programa.
Mais de 100 toneladas de doações
Desde o início de 2024, os 19 eventos culturais e esportivos promovidos pelo Metrópoles Sports e pelo Metrópoles Music arrecadaram mais de 100 toneladas de alimentos, que beneficiaram dezenas de milhares de famílias no DF e ao redor do Brasil.
Entre as doações, 24,6 toneladas foram doadas apenas na disputa entre Flamengo e Criciúma, realizada na Arena BRB no último dia 20 de julho.
O encontro entre Vasco e Palmeiras, realizado no dia 22 de setembro último, por sua vez, também não ficou para trás. A partida é a atual detentora do recorde de público dessa edição do Campeonato Brasileiro e arrecadou mais de 20 toneladas.
Completando o pódio de itens alimentícios arrecadados, está a partida entre o São Paulo e o Inter de Limeira, realizada em 28 de fevereiro, quando foram arrecadadas cerca de 15 toneladas.
A expectativa é de que o Metrópoles ultrapasse a marca de 150 toneladas doadas até o fim do ano. Além de proporcionar entretenimento para milhares de pessoas pelo Brasil, a gerente de operações de eventos do Metrópoles, Nicole Meyer, destaca que os shows, as palestras e as partidas esportivas são também uma forma de unir a solidariedade à oportunidade de atender aqueles que mais necessitam.
“Saber a quantidade de pessoas que estamos ajudando é muito gratificante e nos motiva em cada novo evento que realizamos. Ajudamos muitas famílias carentes e instituições beneficentes a arrecadarem alimentos por meio das doações nos nossos eventos”, afirmou Nicole.