Maior favela do Brasil, Sol Nascente virou Região Administrativa do DF em 2019
Região pertencia à Ceilândia. Dados preliminares do Censo 2022 revelam que o Sol Nascente ultrapassou a Rocinha e é a maior favela do país
atualizado
Compartilhar notícia
Maior favela do Brasil, segundo dados preliminares do Censo 2022, a Sol Nascente foi regularizada em 2019, tornando-se a 32ª Região Administrativa (RA) do Distrito Federal.
Anteriormente, a região pertencia a Ceilândia. A “independência” tinha por objetivo atender os propósitos relativos à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida da população.
O processo de regularização passou primeiro pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), que em agosto de 2019 aprovou em dois turnos a criação da nova RA. Em outubro, o GDF sancionou a lei e oficializou a região.
Atualmente, a Sol Nascente é dividida nos seguintes bairros:
- Trecho I,
- Trecho II,
- Trecho III,
- Pôr do Sol.
Favela passou a Rocinha
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu forma precária.
Até outubro de 2022, a Sol Nascente era considerado a segunda maior favela do país, com 24.441 domicílios — superado apenas pela Rocinha (25.742).
Já de acordo com os dados preliminares do Censo de 2022, a comunidade do DF tem 32.081 domicílios, enquanto a Rocinha, 30.955.