Sob gestão do Iges-DF, Hospital Cidade Sol tem 27 pacientes com dengue
Iges-DF assumiu a gestão do hospital em Ceilândia nesta sexta. Até o final de semana, espera-se que todos os 40 leitos estejam ocupados
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) assumiu, nesta sexta-feira (9/2), a gestão do Hospital do Sol em Ceilândia. Já durante a tarde, 27 pacientes com dengue estavam internados no local.
Segundo o presidente do Iges-DF, Juraci Lacerda, a expectativa é de que, durante o fim de semana, todos os 40 leitos estejam com pacientes. Outros 20 leitos deverão ser abertos nos próximos dias, totalizando 60.
“O hospital recebe pacientes que foram atendidos em outras unidades de saúde e tiveram indicação de internação por causa da dengue”, disse. Ele frisou que o hospital não é uma porta de entrada de pacientes, mas, sim, um apoio às outras unidades de saúde. “A ideia é desafogar o sistema”.
Passagem para o Iges
A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou o projeto que concedia a gestão do hospital ao Iges nesta semana.
Atualmente, o Iges-DF é uma instituição de serviço social autônomo responsável por gerir, com recursos públicos, o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as unidades de pronto atendimento (Upas).
O chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, reuniu-se com deputados da base do governo e da oposição para explicar a proposta antes da votação.
Dengue no DF
Do início do ano até a última segunda-feira (5/2), o DF registrou 11 mortes provocadas pela dengue, mas investiga outras 45 suspeitas. Além disso, a capital federal registrou 46.298 casos prováveis da doença. Celina Leão acrescentou que, dos 11 mortos, nove tinham comorbidades.