Sob chuva, 1,5 mil enfrentam fila em busca de emprego no DF
Teve gente que chegou na terça-feira (05/11/2019) para tentar uma vaga em supermercado do Recanto das Emas
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 1,5 mil pessoas formaram uma longa fila em frente ao supermercado Primor, na ADE 600 do Recanto das Emas, nesta quinta-feira (07/11/2019), em busca de uma vaga de emprego. Algumas acamparam no local na terça-feira (05/11/2019), ou seja, passaram mais de 48 horas para entregar currículos.
A previsão era de que os documentos fossem entregues a partir das 8h desta quinta-feira (07/11/2019). Com a chuva forte, o proprietário do estabelecimento resolveu adiantar o recolhimento em aproximadamente 30 minutos. “Só na primeira meia hora, já recebemos cerca de mil currículos. Acreditamos que, até o fim do dia, cerca de cinco mil deixem seus currículos em busca de uma oportunidade aqui”, disse o empresário André Luiz Barbosa dos Santos, 34 anos.
Os interessados enfrentaram a fila que se estendia por um quarteirão do endereço. Em seguida, entregaram o currículo e disseram para qual vaga estavam se candidatando. Ao término, receberam café da manhã e seguiam com os dedos cruzados, aguardando uma resposta.
“Nós tivemos uma outra experiência há dois anos e já esperávamos por essa procura. Sabemos do desemprego no país e, por isso, entendemos o tamanho empenho dos candidatos em conseguir a vaga. Todos serão analisados de acordo com o perfil e as experiências que tem. Vamos fazer a seleção e convocá-los nas próximas semanas”, acrescentou André.
Veja imagens da fila:
Confiança
Maria Fernanda Silva, 34, está desempregada há quase dois anos. Ela chegou a fila às 18h de quarta-feira (06/11/2019). “Dormi aqui porque preciso muito trabalhar. Soube da oportunidade na última semana e me programei para vir entregar o meu currículo. Estou muito confiante. Quero ser caixa.”
De acordo com a gerente geral do supermercado Primor, Lucilene de Oliveira, 150 pessoas serão contratadas para diferentes cargos para o novo centro de compras, que nem foi inaugurado ainda. “Dependendo da vaga, vamos analisar o candidato. Às vezes, a pessoa não tem experiência em determinada área, mas tem perfil para outra atividade”, explicou.
Segundo a profissional, os candidatos aprovados devem ser chamados na próxima semana. “A loja deve abrir entre o fim deste mês e o começo de dezembro. Até lá, vamos promover treinamentos”, comentou.
Lucineide Pereira da Silva, 42, espera por uma chance. Ocupando o primeiro lugar na fila, ela diz ter experiência como cozinheira, mas aceita qualquer vaga. “Estou desempregada há três anos e meio, e está muito difícil. Já tentei outras vezes empregos assim e vou continuar tentando. Vou dormir aqui de novo e ficar até amanhã, firme e forte”, garantiu, nessa quarta.
Para organizar a espera, Lucineide fez uma lista com os presentes e o lugar de cada um na fila. Até as 18h de quarta, já havia 169 nomes, número ampliado nesta quinta para pelo menos 1,5 mil, segundo o próprio supermercado.
Luta por oportunidade
José Alexandre Pires, 45, mora no Recanto das Emas e também está desempregado há cerca de sete meses. “Eu fui mandado embora do meu antigo emprego e estou na luta por uma nova oportunidade, desde então. Já enfrentei outras filas debaixo de sol ou chuva. Almejo muito a vaga. São muitas pessoas precisando. Então, temos que nos esforçar.”
Marcílio Neire, 44, mora no P Sul, em Ceilândia, e também ficou na fila com a filha Talita Neire, 19. Ambos buscam uma oportunidade. “Deixamos compromissos para vir entregar os nossos documentos. Queremos trabalhar em qualquer área”, explicou.
“Como estamos em duas pessoas, a gente revezou aqui na fila. Para comer, dormir no carro durante a madrugada e ir ao banheiro, por exemplo. É o primeiro emprego da Talita. Vai ser legal se conseguirmos juntos”, comentou Marcílio.
As chances
De acordo com a Primor, esta será a terceira unidade da rede no DF. As vagas são para as seguintes áreas: operador de caixa, repositor, empacotador, açougueiro, cozinheiro, pizzaiolo, padeiro, confeiteiro, encarregado de loja, estagiário (cursando ensino médio e acima de 16 anos), auxiliar de serviços gerais, motorista, fiscal, atendente, ajudante de depósito, encarregado de setor, pessoas com deficiência. Os currículos serão recebidos até as 12h desta quinta (07/11/2019) no local.